TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do Pensamento Econômico/Precursores e teóricos

Artigo: Evolução do Pensamento Econômico/Precursores e teóricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Artigo  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

Evolução do Pensamento Econômico/Precursores e teóricos.

Antiguidade:

Na Grécia Antiga, as primeiras referências conhecidas à Economia, aparecem no trabalho de Aristóteles (384-322 a.C), em seus estudos sobre aspectos de administração privada e sobre finanças públicas.

Mercantilismo:

Em termos históricos, pode-se dizer que a ciência econômica começa a se estruturar a partir do século XVI (anos 1500), Continha princípios como fomentar (estimular, apoiar) o comércio exterior e juntar/amontoar riquezas.

Esta postura econômica teve como consequências negativas, o nacionalismo exacerbado, estimularam guerras e manteve poderosa e constante presença do Estado em assuntos econômicos.

Fisiocracia:

Surgiu no século XVIII (anos 1700), escola de pensamento francesa, que elaborou alguns trabalhos importantes, sendo o de maior destaque, o do médico François Quesnay, que escreveu a obra Tableau Économique.

Para os fisiocratas, a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza (fisiocracia significa “regras da natureza”) em atividades econômicas como a lavoura, a pesca e a mineração.

Os fisiocratas associaram conceitos da Medicina à Economia (Quesnay era médico):

Circulação, fluxos, órgãos, funções.

Os Clássicos:

Adam Smith, David Ricardo, John Stuart Mill, Jean-Baptiste Say e Thomas Malthus.

Adam Smith (1723-1790)

Ele entendia que a atuação de livre concorrência, sem qualquer interferência, levaria a sociedade ao crescimento econômico. Que todos os agentes, em sua busca de lucrar o máximo, acabam promovendo o bem estar de toda a comunidade. A idéia de Smith era clara. A produtividade decorre da divisão de trabalho, e esta, por sua vez, decorre da tendência inata da troca (nascer com), que, finalmente, é estimulada pela ampliação dos mercados.

Então, para que a produtividade e a riqueza aumentem, é necessário ampliar os mercados e as iniciativas privadas. Para Adam Smith, o papel do Estado na economia deveria corresponder apenas à proteção da sociedade contra eventuais ataques, e também à criação e manutenção de obras e instituições necessárias, mas não deve o Estado intervir nas leis de mercado e, consequentemente, na prática econômica.

David Ricado (1772-1823)

Sua análise de distribuição do rendimento da terra foi um trabalho que deu origem a muitas ideias do chamado período neoclássico.

Desenvolveu estudos sobre o comércio internacional. Analisou porque as nações negociam entre si, se é melhor para eles negociarem e quais produtos devem ser comercializados. O comércio entre países dependeria das dotações (valores disponibilizados para um propósito específico) relativas de fatores de produção. Dotações relativas de fatores de produção: A exposição ao comércio internacional produz efeitos na economia, ao expandir a possibilidade dos consumidores terem suas necessidades atendidas, por exemplo, o Brasil não produz azeite de oliva, contudo há demanda por esse produto. A essa diferença entre os países se dá o nome de dotação relativa de fatores de produção

John Stuart Mill (1806-1873)

Foi o sintetizador do pensamento clássico. Seu trabalho foi o principal texto utilizado para o ensino da Economia no fim do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com