TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do pensamento financeiro

Por:   •  15/11/2015  •  Resenha  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA

MATIAS, Alberto Borges. FREITAS, Zípora de Campos. A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO FINANCEIRO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A TEORIA FINANCEIRA DESDE O INICIO DAS CIVILIZAÇÕES ATÉ A ATUALIDADE.

O artigo define que desde a antiguidade a finança teve seu surgimento através dos entendimentos dos grandes pensadores da época, impulsionando o seu estudo através de fatores advinda comercial da vida comercial da sociedade.

Porém, não havendo uma aceitação plena por parte da sociedade quanto as atividades financeiras, pois os mesmo acreditavam que o dinheiro dividia a sociedade.

Assim na antiguidade como também na idade média a igreja tinha o poder, e influenciava a sociedade tanto nos comportamentos dos indivíduos como nas suas vidas financeiras, contudo devido ao crescimento das grandes finanças, houve-se a necessidade dedescentralização quanto as tomadas de decisões relativa aos aspectos financeiros, passando da igreja para o estado a função de regulamentar e especificar por meio de leis procedimentos financeiros.

Segundo, o autor mostra no texto que com o passar do tempo houve um grande crescimento, os pensadores começaram a evoluir e se preocupar mais com as mudanças que estava ocorrendo na época devido ao surgimento da tecnologia, e do conhecimento internacional dos negócios, atraindo novos métodos financeiros que poderia marcar para sempre o mundo das finanças.

Assim, percebe-se que com esses novos pensamentos teve muito desequilíbrio financeiro devido as leis que foram implantadas para controlar os negócios e pela queda do valor da moeda.

Outra concepção importante na evolução foi a formação do mercantilismo, cameralismo e o liberalismo que era para dar soluções na economia e para ter um local próprio para prestar assistência quando houvesse necessidade.

Conforme podemos ver, durante o século xx, a grande preocupação era manter a finança em equilíbrio para que não chegassem a falência, eles começaram a reorganização das empresas sobre o controle financeiro.

Portanto, nos anos setenta e oitenta, o crescimento financeiro acelerou e as empresas começaram a suprir conforme as suas necessidades até nos dias atuais. Mais para chegar num mercado globalizado supero cada obstáculos de sua históriacom o propósito de unir todas as sociedades, e podemos dizer que ela é de suma importância para o mundo até nos dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com