TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Excesso de Oferta e Demanda

Por:   •  25/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  2.335 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)

São Paulo

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ................................................................................................              1  

EXEMPLO DE EXCESSO DE OFERTA......................................................              2

EXEMPLO DE EXCESSO DE DEMANDA..................................................              3

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................              4


INTRODUÇÃO

O equilíbrio de mercado ocorre quando há uma quantidade igual de oferta e de demanda, ou seja, a quantidade de produtos ofertada é igual à procura dos consumidores. O equilíbrio de mercado pode ser afetado por dois fatores que são preço e renda dos consumidores.          

Um preço que está abaixo do equilíbrio de mercado, causará uma procura maior do produto, ou seja, excesso de demanda. E quando o preço está maior que o equilíbrio de mercado, causará uma procura menor do produto e teremos excesso de oferta.

E a renda também influencia no equilíbrio, se a renda dos consumidores aumenta, excesso na demanda, se a renda diminui, excesso de oferta.

Excesso de oferta

O excesso de oferta de açúcar leva usinas do Brasil a buscarem alternativas.

As usinas brasileiras estão fazendo o que podem para manter o açúcar bruto fora do mercado global conforme a colheita de cana de açúcar do Brasil começa, para evitar piorar o excesso que levou os preços à uma mínima de dois anos.

“Nós temos que cortar a oferta de açúcar para ajudar a reduzir o excesso de oferta global”, disse Hugo Cagno, sócio junto com o grupo de açúcar francês Tereos na usina Vertente, na cidade de Guaraci, na principal região de produção de cana do Brasil.

O que ocasionou o excesso de oferta foi a baixa demanda e a grande produção ano passado.

Bernardo Biagi, dono de duas das usinas que moem aproximadamente 7 milhões de toneladas de cana anualmente na área de Ribeirão Preto, disse que começou o processamento em uma das usinas, mas apenas produzindo etanol até o momento. “Nós tínhamos cana que sobrou na plantação do ano passado, então estamos processando ela agora, mas apenas para combustível. Nós ainda não começamos com o açúcar”, ele disse.

Exemplo:

[pic 1]

IMAGEM 1

                                                                                        2

Excesso de demanda

Excesso de demanda e baixa oferta eleva preço da carne bovina para R$100/@. A média da arroba do boi gordo no mercado fixo mato-grossense se manteve em bons níveis, acima de R$ 100,00 na última semana. O preço foi elevado pela alta demanda e baixa oferta de boiadas no estado, agravado ainda pelo período de chuvas que tem dificultado o transporte dos bovinos até o local, onerando mais ainda a indústria. Isso ocorre, pois, o excesso de demanda é quando há mais consumidores do que produto disponível para venda. Isso leva a um aumento de preços em busca do equilíbrio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (49.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com