TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Expansão das áreas rurais

Ensaio: Expansão das áreas rurais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Ensaio  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

1) O planejamento é um processo rígido?

O planejamento não precisa seguir um padrão rígido, é importante que o processo de planejamento esteja adequado à sua realidade, respeitando sua cultura e filosofia organizacional.

2) Por que realizar o diagnóstico?

O diagnóstico, como se verá, permite uma aproximação prévia com a realidade econômica e socioambiental da população-alvo. Propicia também iniciar um processo de diálogo com essa comunidade e de percepção de seus proble¬mas. Além da descrição do diagnóstico, serão especificadas algumas ferramentas que podem ser utilizadas para obter dados e informações.

3) Qual a relação entre o diagnóstico e o objetivo da extensão rural?

O diagnóstico não é um fim em si mesmo, não é o objetivo do trabalho, mas um instrumental utilizado para apoiar a metodologia. É uma etapa do trabalho e além da coleta criteriosa das informações, deve-se interpretá-las corretamente.

Extensão rural é o processo de estender, ao povo rural, conhecimentos e habilidades, sobre práticas agropecuárias, florestais e domésticas, reconhecidas como importantes e necessárias à melhoria de sua qualidade de vida. A própria justificativa para a existência de um serviço de extensão é o de estimular a população rural para que se processem mudanças em sua maneira de cultivar a terra, de criar o seu gado, de administrar o seu negócio, de dirigir o seu lar, de defender a saúde da família, de educar os seus filhos e, por fim, de trabalhar em favor da própria comunidade.

4) O que é diagnóstico parcialmente estruturado?

O diagnóstico parcialmente estruturado (ou seja, aquele que admite a introdução de novas variáveis durante o processo), realizado de maneira intensiva e sistemática por uma equipe (de preferência multidisciplinar) com a participação ativa do público, é denominado de Diagnóstico Rápido Participativo (DRP). Busca identificar os problemas e as potencialidades de um local a partir da perspectiva da população que ali vive e/ou trabalha, visando construir um conhecimento conjunto que aponte para soluções mais viáveis e sustentáveis. É muito utilizado em projetos de desenvolvimento rural.

5) Os planos de trabalho só podem ser aplicados à capacitação gerencial e técnica?

O Plano de Trabalho consiste na descrição, de maneira organizada e metódica, de todas as ações passíveis de serem previstas e planejadas, desenvolvidas por uma pessoa ou equipe. Utiliza como base o diagnóstico da realidade previamente realizado. Um plano de trabalho pode envolver um ou mais projetos específicos, e outras atividades isoladas de atendimento, capacitação técnica e gerencial do público, assim como as ações de capacitação da própria equipe ou técnico.

De forma análoga ao Plano, o Projeto é uma proposta de trabalho que contém todos os elementos necessários para a sua avaliação e execução. Descreve as finalidades a serem atingidas, os procedimentos, os recursos e o tempo necessário.

6) O que você entende por eficácia da ação?

É a relação entre os resultados obtidos e os objetivos pretendidos, ou seja, é conseguir atingir um dado objetivo.

7) Quais os aspectos a serem considerados na definição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com