TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exportações colombianas quanto a ótica do modelo gravitacional

Por:   •  2/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.059 Palavras (17 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 17

Exportações colombianas quanto a ótica do modelo gravitacional

Edson Luersen Junior Universidade Federal do Estado de Santa Catarina edsonluersenjr@hotmail.com

Resumo.

        Como objetivo deste trabalho, temos a análise das exportações da Colombia no ano de 2014, baseando-se na visão de um modelo gravitacional considerando os 50 principais parceiros comerciais nas exportações para a análise empírica da relação entre as variáveis do modelo gravitacional e a dinâmica das exportações com os parceiros comerciais. Tendo em vista mostrar a relação de duas variaveis primordiais para a análise do padrão do comercio entre os países parceiros da Colombia, que são o PIB dos respectivos paises e a distancia entre eles, estaremos abordando através de dados das exportações colombianas, a importância destas variáveis dentro do modelo gravitacional. Testaremos a teoria deste modelo de análise na dinâmica de comercio internacional através da análise dos dados da exportação com gráficos de dispersão e gráficos de pizza e iremos conferir se as variáveis distancia e PIB, iram demostrar realmente a sua importância primordial dentro deste modelo de análise.  

Palavras Chave:

1. Introdução.

Frente a crescente abertura comercial entre diversas nações, evidenciado a partir do pós II Guerra Mundial, bem como a recente abertura comercial favorecida pela globalização e evidenciada nos blocos econômicos regionais (NAFTA, MERCOSUL, UNIÃO EUROPEIA) cabe analise quanto aos principais fatores que facilitam ou repelem transações comerciais no âmbito internacional. Neste sentido cabe apropriar-se dadas as restrições da análise feita por Walter Isard (1960) o qual foi o introdutor do modelo físico gravitacional consebido por Isaac Newton no século XVII para fins de análise econômica. A análise contida neste trabalho é aportada por dados contidos na base da CEPAL (comissão econômica para a américa latina e o caribe) e das UN (nações unidas), apresentando tratamento dos dados afim de demonstrar a influencia e comportamento das exportações colombianas referentes ao ano de 2014, quanto a distancia e PIB dos cinquenta principais parceiros comerciais.

2. Revisão Teórica.

As relações econômicas internacionais entre povoados ou nações remonta aos primórdios da civilização. Contudo segundo o entendimento de Prates e Pereira (2015) com base em Rezende Filho (2008) o conceito de comercio internacional da forma como pretendemos explorar exige a formação de nações, ou seja, a existência de países e fronteiras, neste sentido o comercio internacional é um fenômeno após a consolidação do estado moderno.

No intento de compreender e teorizar tais relações temos a visão clássica de Adam Smith com a teoria da Vantagens Absolutas, David Ricardo com a teoria das Vantagens Comparativas e Hecksher – Ohlin com o modelo da dotação relativa dos fatores (Prates e Pereira, 2015). No entanto para a finalidade proposta o modelo mais adequado, Modelo Gravitacional advém de outro ramo do conhecimento a física. A lei da gravitação universal proposta por Isaac Newton (1687) dispõe que dois corpos atraem-se com força proporcional às suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa seus centros de gravidade, matematicamente temos:

[pic 1]

 [pic 2]

O estudo publicado de autoria de Walter Isard em 1960 é pioneiro na apropriação do modelo físico de Newton para explicar fenômenos econômicos regionais. No referido estudo segundo o entendimento de Nascimento e Pregardier (2013) Isard utiliza-se do modelo para avaliar o potencial de mobilidade do trabalho entre as diferentes regiões dos Estados Unidos. Contudo o modelo adaptado a economia e difundido por Tinbergen (1962), Poyhonem (1963) e Linnemann (1966).

Segundo Piani e Kume (2000) em sua obra “An econometric study of international trade flows (1966)” (O estudo econométrico dos fluxos de comércio internacional, em tradução livre) Linnemann conclui que a oferta e a demanda potenciais no sentido de importações e exportações são determinadas pelas mesmas forças: (I) Tamanho do produto domestico; (II) Tamanho da população; (III) Obstaculos naturais (distancia); (IV) similaridade ou divergência entre hábitos, leis e instituições. A contribuição de Linnemann para Nascimento e Pregardier (2013) é:

“As forças que atuariam sobre uma relação de comércio bilateral seriam aquelas que “atraem” o comércio e aquelas que “repelem” o comércio, este seria então, segundo a proposta de Linnemann, diretamente proporcional ao dito tamanho das economias (PIB) e inversamente proporcional à distância que as separa.”

De forma intuitiva comercio bilateral é favorecido tanto pela proximidade geográfica quanto pela amplitude dos entes, e por outro lado é prejudicada pela distancia geográfica e pela amplitude do PIB. Neste sentido Linnemann chega ao cerne do modelo econômico que porteriormente foi difundido e melhorado entre outros autores por Krugman (1980), Aitken (1973), Polak (1996) e Smarzynska (1999) incorporando diferentes “dummies” para os diversos fins aplicados, contudo ambos compartilhando a mesma linha de raciocínio.

Em suma a analise do modelo gravitacional simples incluira PIB e distancia. O PIB será tratado como o potencial de comercialização em âmbito internacional, dado que países que apresentam PIB elevado estão propensos a delinear uma maior fatia do mercado internacional tanto nas exportações quanto em produtos importados. A distancia sera entendida como um limitador natural, ou seja, comercio poderá acontecer porém quanto maior for a distancia maior serão os custos envolvidos e portanto dado os níveis de preço e comercio países mas próximos podem vir a apresentar oportunidades mais rentáveis.

3. Dados.

Os dados considerados para este trabalho são as exportações da Colômbia realizados no ano de 2014, os cinquenta principais parceiros comerciais quanto a exportação, bem como o PIB destes e a distancia entre as capitais como referencial de custos quanto ao transporte. A analise quanto ao modelo gravitacional será feita graficamente com espocição dos argmentos que comprovarão a sistemática do modelo. As exportações estão mensuradas em bilhões de dólares, o PIB em trilhões de dólares e a distancia em km a linha reta a partir de Bogota capital colombiana até a capital do pais de destino. Conforme Tabela a seguir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (319.6 Kb)   docx (293 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com