TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresente e explique a equação do modelo gravitacional

Por:   •  30/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.507 Palavras (7 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 7

1- Apresente e explique a equação do modelo gravitacional: Destaque porque tamanho importa e a lógica do modelo de gravidade para o comércio internacional.

R: Tij = AYi Yj / Dij’.  A razão para o nome é a analogia à lei de Newton da gravidade: assim como a atração gravitacional entre dois objetos é proporcional ao produto das suas massas e diminui com a distância, o comércio entre dois países é, sendo as outras variáveis iguais, proporcional ao produto de seu PIB e diminui com a distância. Os três parâmetros que determinam o volume do comércio entre dois países são o tamanho do PIB dos dois países e a distância entre eles, sem assumir especificamente que o comércio seja proporcional ao produto dos dois PIBs e inversamente proporcional à distância. É claro que um modelo de gravidade se aplica bem aos dados sobre o comércio dos EUA com países europeus, mas não perfeitamente. Na verdade, um dos principais usos dos modelos de gravidade é para nos ajudar a identificar anomalias no comércio. Com efeito, quando o comércio entre dois países é muito maior ou menor do que um modelo de gravidade prevê, os economistas procuram a explicação.

2. O que é custo de oportunidade no contexto da economia internacional e qual sua ligação com o conceito de vantagem comparativa?

R: Os economistas usam o termo custo de oportunidade para descrever tais tradeoffs: o custo de oportunidade das camélias em termos de computadores é o número de computadores que poderiam ter sido produzidos com os recursos utilizados para produzir um determinado número de camélias. Pois para determinar se um país tem vantagem comparativa com outro, necessariamente precisa saber o custo de oportunidade de produzir tal bem, exemplo: Um país tem uma vantagem comparativa na produção de um bem se o custo de oportunidade de produzir esse bem, em termos de outros bens, for menor nesse país do que é em outros países.

3. Explique o modelo ricardiano usando um exemplo completo.

R: Existem 2 países (Home e Foreign) com os mesmos gostos e preferências, não há moeda, produzem 2 bens homogêneos (Queijo e Vinho) e há um único fator de produção (Trabalho). Retornos constantes de escala, pleno emprego e concorrência perfeita, preço de cada bem é o preço da quantidade de trabalho necessária para sua produção. aLW e aLC são as unidades de trabalho necessárias para produzir uma unidade de vinho (W) ou queijo (C) no País Home. Os recursos totais da economia são L: quantidade de horas de trabalho que são ofertadas. QC = LC/ aLC e QW = LW/ aLW.  O custo de oportunidade do queijo é definido como o número de unidades de vinho que deve deixar de ser produzida para produzir mais uma unidade de queijo: aLC  . 1/aLW  = aLC/aLW. Na ausência do comercio, Home produz ambos os bens se a renda dos trabalhadores que fazem queija forem iguais as dos que fazem vinho. Logo, PC/aLC = PW/aLW   PC /PW = aLC/aLW. Quanto pode ser produzido de queijo e vinho em Foreign? Algebricamente, pode produzir: L* = LC* + LW* = QW* aLW* + QC* aLC*. Estamos assumindo que o custo de oportunidade de produzir uma unidade de queijo é menor em Home: aLC/aLW < aLC*/aLW*. Vale dizer, Home tem Vantagem Comparativa na produção de queijo. (Modelo retirado de um artigo publicado pela USP, achei compreensivo e não muito difícil).

4. Em relação ao comércio em um mundo com um só fator, apresente o país com as seguintes características: aLi/aLj< a*Li/a*Lj. Este país deve exportar qual produto? Por quê?

R: aLi, pois o custo de produção é menor.

5. Explique como se determina o preço relativo após o comércio.

R pág 26

6. Com relação a produtividade e competitividade: quais são os três mitos citados pelo K&O?

Mito 1: o livre comércio é benéfico somente se seu país for forte o suficiente para enfrentar a concorrência estrangeira. Mito 2: a concorrência estrangeira é injusta e fere outros países quando é baseada em baixos salários. Mito 3: o comércio explora um país e o torna pior se os seus colaboradores receberem salários muito mais baixos do que os trabalhadores em outras nações.

7. Fale sobre os salários relativos.

R: O salário relativo dos trabalhadores de um país é a quantidade que recebem por hora, em comparação com a quantidade que os trabalhadores em outro país recebem por hora.

8. Apresente o modelo dos fatores específicos. Adicionalmente, como a produção de alimentos e tecidos é determinada pela alocação de mão de obra? (apresente graficamente em 4 quadrantes).

R: O modelo de fatores específicos foi desenvolvido por Paul Samuelson e Ronald Jones.2 Como o modelo ricardiano simples, ele pressupõe uma economia que produz dois bens e que pode alocar seu fornecimento de mão de obra entre os dois setores. Entretanto, ao contrário do ricardiano, o modelo de fatores específicos permite a existência de fatores de produção além da mão de obra. Considerando que a mão de obra seja um fator móvel que pode se mover entre os setores, esses outros fatores são considerados específicos. Ou seja, eles podem ser usados somente na produção de determinados bens. Quanto maior for a entrada de mão-de-obra, maior será a função de produção de ambos os bens (tecidos e alimentos), respectivamente maior a produção de ambos os bens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (124.5 Kb)   docx (552.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com