TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FINANCIAMENTO DE EMPRESAS

Projeto de pesquisa: FINANCIAMENTO DE EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.291 Palavras (10 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO

MONIQUE MATOS DOS SANTOS

FINANÇAS EMPRESARIAIS

ILHEUS-BA

2014

MONIQUE MATOS DOS SANTOS

FINANÇAS EMPRESARIAIS

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Administração de Empresas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Interdisciplinar.

ILHEUS -BA

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................03

2. DESENVOLVIMENTO...........................................................................................04

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................09

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Ao se constituir uma empresa devem-se fazer estimativas para garantir a sua sobrevivência. Primeiramente deve estar ao nível, ou melhor, que a concorrência, em relação à qualidade dos serviços prestados e o preço do serviço. Segundo, a mesma deve se munir de ferramentas para a sua sustentabilidade, tão difícil atualmente pelo constante aumento da carga tributária no Brasil.

Ao se falar em tributação logo se pensa em contas intermináveis impostas pelo Governo às Empresas e suas injustiças, mas o estudo do planejamento tributário, envolvendo os sistemas complexos e a necessidade de compreensão de sua criação é pouco analisada.

Dessa forma, se for feita uma opção inadequada pode acarretar muitas perdas desnecessárias, que em alguns casos acabam comprometendo o patrimônio das empresas.

Neste contexto, as empresas se deparam com uma legislação relativamente complexa e excessiva, além de estarem inseridas em um contexto de permanente insegurança jurídica. A complexidade, mas especialmente os excessos, por si só já são motivos suficientes para o não cumprimento das obrigações, sejam obrigações tributárias, trabalhistas ou administrativas, a insegurança jurídica, isto é, as constantes modificações a que está sujeita a legislação, adicionalmente, piora mais ainda esse quadro. Isso significa que as dificuldades financeiras de permanecer na legalidade são agravadas pelas dificuldades técnicas em acompanhar as mudanças na legislação.

Então, administrar uma empresa é um caminho cheio de obstáculos a ser percorrido com grande presteza e atenção, pois grandes caídas podem por fim ao andamento da organização.

Para a concepção de um novo negócio ou a sua continuidade, é necessário que se faça um planejamento a longo prazo, dotando-se de instrumentos para visualizar as projeções futuras e as estimativas atuais.

Assim, o presente trabalho abordará sobre o tema de finanças empresariais, planejamento orçamentário, tributação e análises financeiros, no qual dão suporte às empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

Ao se abrir uma empresa é necessário ter conhecimento de alguns fatores financeiros, onde é necessário analisar várias vertentes, como composição financeira e análise mercadológica para que isso se efetive, sendo necessário abordar inicialmente sobre orçamentos, planejamento financeiro, mercado e investimentos para que sua abertura se efetive.

Primeiramente é necessário um planejamento financeiro, sendo este, de acordo com Catteli (2001) o processo por meio do qual se calcula quanto de financiamento é necessário para se dar continuidade às operações de uma companhia e se decide quando e como a necessidade de fundos será financiada. Sem um procedimento confiável para estimar as necessidades de financiamento, uma companhia pode acabar não tendo fundos suficientes para pagar seus compromissos, como juros sobre empréstimos, duplicadas a pagar, despesas de aluguel e despesas de serviços públicos. Uma empresa fica inadimplente se não for capaz de saldar suas obrigações contratuais, como despesas de juros sobre empréstimos.

Portanto, a falta de um planejamento financeiro sólido pode causar falta de liquidez e, por isso, a falência – mesmo quando os ativos totais, incluindo ativos não – líquidos, como estoque, instalações e equipamentos, forem maiores que os passivos. A administração precisa fazer um planejamento financeiro metódico para avaliar as necessidades futuras para financiamento. A época dos diferentes tipos de financiamento também é critica para o planejamento financeiro (CATTELI, 2001).

O processo de planejamento financeiro inicia-se com planos financeiros a longo prazo, ou estratégicos, que por sua vez direcionam a formulação de planos e orçamentos operacionais a curto prazo. De forma geral, é por meio desses planos e orçamentos a curto prazo que se implementam os objetivos estratégicos a longo prazo da empresa (GITMAN, 2002).

Para uma análise melhor da condição financeira da empresa é necessário ter por base o orçamento e seus demonstrativos efetivos, sendo os principais o Demonstrativo do Resultado do Exercício Projetado (DRE) e o Fluxo de Caixa Projetado.

Atkinson et al (2000, p. 465), conceitua orçamento como: “uma expressão quantitativa das entradas de dinheiro para determinar se um plano financeiro atingirá os objetivos organizacionais”, onde o orçamento consiste em demonstrativos futuros projetados que são pontos culminantes de uma série de decisões de planejamento visando o futuro da organização, sendo um caráter preventivo e não corretivo.

Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com