TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes De Financiamento

Casos: Fontes De Financiamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  2.846 Palavras (12 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 12

1. O Banco de Desenvolvimento econômico e social – BNDES

O BNDES é um órgão público, criado em 20/06/52 pela lei 1.628,basicamente é um órgão que apoia o desenvolvimento do País e empresas sendo Indústria e comércio, com principal foco em Infraestrutura, Industrial, Agricultura, comércio e serviços, comércio exterior e inclusão social têm em seu foco principal apoiar financeiramente empresas sediadas no país: micro, pequenas e médias que contribuam para o desenvolvimento.

O BNDES estabelecem linhas de créditos do qual pode ser solicitado por pessoa física residentes no País, sociedades nacionais, pessoas jurídicas, cooperativas, empresários individuais, empresas estrangeiras com sede e administração no País, associações e fundações e pela administração pública direta e indireta em todas suas esferas.

Têm como seu escopo Políticas Operacionais do sistema BNDES, das quais estabelecem critérios para a solicitação, pode ser feito diretamente ou indiretamente : Bancos de investimento, bancos múltiplos, financeiras, bancos de desenvolvimento, sendo estes agentes públicos ou privados credenciados. Deve haver uma consulta prévia do qual se especificam características do empreendimento, sendo após encaminhada por intermédio dos agentes credenciados para á Carteira Operacional de enquadramento da Área de Crédito do Sistema BNDES.

Funciona como um “fomento econômico”, pois não visa somente o crescimento financeiro ou empreendimentos das organizações , mas enfatiza o desenvolvimento econômico do País, visando inovação, desenvolvimento socioambiental, geração de novos postos de trabalho, sendo todas empresas que por este apoiados deve haver tais características descritas.

Políticas Operacionais

Como todo órgão financeiro que há a concessão de crédito, existe uma política de crédito, sendo assim há algumas normas que enquadram as empresas das quais o BNDES apoia. O BNDES prioriza empresas com desenvolvimento socioambientais, inclusão social, criação de novos empregos e renda.

Esta nova política Operacional descrita a cima, foi criada em 02/2006 com a intenção de estabelecer os objetivos do BNDES, estas visam a melhoria da qualidade de vida da população brasileira , oferecendo

• Competitividade

• Geração de empregos e melhorias dos postos de trabalho

• Preservação do meio ambiente

As linhas de financiamento do BNDES podem ser realizados de diversas formas, diretamente ou indiretamente, em cada linha de crédito se estabelecem critérios definidos e projetos financiáveis e não passíveis de apoio ,cada uma de sua linha dispõe de seus encargos, comissões financeiras especificas.

2. BNDES AUTÓMATICO

O BNDES Automático é um produto que utiliza recursos do BNDES para financiar Projetos de Investimento de empresas de todos os portes e variados ramos de atividade, que contribuam com o crescimento nacional. O BNDES Automático possibilita a aquisição de máquinas, equipamentos, móveis e utensílios pertinentes a um projeto, além de permitir obter capital de giro associado ao Projeto de Investimento. Seu financiamento é feito, por intermédio de instituições financeiras credenciadas, a projetos de investimento, cujos valores de financiamento sejam inferiores ou iguais a R$ 20 milhões.

O produto BNDES Automático divide-se em linhas de financiamento, com condições financeiras específicas para melhor atender ao cliente, de acordo com o porte ou a atividade econômica.

Garantias

• São garantias obrigatórias para o programa BNDES Automático:

• Aval dos sócios/dirigentes;

• Garantia real de, no mínimo, 130% sobre o valor da operação de financiamento;

• O bem objeto da obra civil, e a alienação fiduciária das máquinas e equipamentos que forem financiados no referido projeto.

• Micro, Pequenas e Médias Empresas

Cada linha de financiamento do BNDES Automático tem condições financeiras específicas, como a taxa de juros

Apoio a projetos de investimento para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) previstos no BNDES Automático.

Podem participar clientes previstos para o produto BNDES Automático, desde que classificados como micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), ou seja, tenham faturamento ou renda anual de até R$ 90 milhões.

O que pode ser financiado:

Projetos de investimento, incluída a aquisição de máquinas e equipamentos.

Taxa de juros = Custo financeiro + Remuneração básica do BNDES + Taxa de intermediação financeira + Remuneração da instituição financeira credenciada.

Custo financeiro TJLP

Remuneração

básica do BNDES 1,0% ao ano (a.a.)

Taxa de intermediação financeira 0,1% a.a.

Remuneração da instituição credenciada Negociada entre a instituição e o cliente

Indústria de Bens de Capital

Apoio a projetos de investimento para médias-grandes e grandes empresas que sejam fabricantes de bens de capital (com exceção dos produtores de caminhões, caminhões-trator, cavalos-mecânico, reboques, semirreboques, chassis e carrocerias para caminhões, ônibus, chassis e carrocerias para ônibus, máquinas e tratores rodoviários e respectivos implementos, empilhadeiras e aviões).

Pode ser financiado projetos de investimento no setor de Indústria de Bens de Capital, com exceção dos segmentos produtores de caminhões; caminhões-trator; cavalos-mecânicos; reboques; semirreboques; chassis e carrocerias para caminhões; ônibus; chassis e carrocerias para ônibus; máquinas e tratores rodoviários e respectivos implementos; empilhadeiras; e aviões.

Taxa de juros = Custo financeiro + Remuneração básica do BNDES + Taxa de intermediação financeira + Remuneração da instituição financeira credenciada

Custo financeiro TJLP

Remuneração

básica do BNDES 1,0% ao ano (a.a.)

Taxa de intermediação financeira 0,5% a.a.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com