TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos do Cooperativismo

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 2

Unidade de aprendizagem: Fundamentos do Cooperativismo

Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas

Professor:

Nome do aluno:

Data: 24/02/2014

2012 Ano Internacional das Cooperativas

O ano Internacional das Cooperativas nasceu da estreita relação entre a Aliança Cooperativa Internacional e a Organização das Nações Unidas. O principal objetivo da proclamação de 2012, como ano Internacional das Cooperativas, é buscar o desenvolvimento econômico sustentado e a diminuição da pobreza, motivos que levaram a adoção do slogan: “Cooperativas constroem um mundo melhor”, que nos mostra um espírito cooperativista, com grande compromisso com o desenvolvimento global.

O ano Internacional das Cooperativas é na realidade a visão de que as Cooperativas têm muito a contribuir para a construção de um mundo mais justo, pois a mesma traz em sua essência um sistema econômico baseado na cooperação entre os membros que as compõem.

Na situação atual do mundo, em que a riqueza esta nas mãos de poucos, as cooperativas ajudam a equilibrar as forças, buscando construir uma sociedade mais justa e competitiva, com mais liberdade e muito mais igualdade. As cooperativas começaram a apostar mais na organização social e econômica das comunidades, ajudando assim as pessoas a suprirem as suas reais necessidades, com uma remuneração mais justa e adequada pelo trabalho de cada um dos cooperados.

Uma das conquistas do ano do Cooperativismo foi o aumento da consciência pública sobre as Cooperativas, além de promover a conscientização na rede global sobre os benefícios do cooperativismo e seus esforços para fortalecer as comunidades, a democracia e a paz. Entre os objetivos da criação do ano internacional do cooperativismo ainda vale ressaltar que o evento promoveu a criação e o crescimento de cooperativas e as levou a desenvolver ações para atender às necessidades socioeconômicas de vários setores. Além das comemorações encorajarem os governantes das nações a estabelecer políticas, leis e regulamentos que levam à criação, crescimento e sustentabilidade das cooperativas.

É importante destacar que o desenvolvimento e aplicação dos projetos voltados ao propósito da sustentabilidade promovido pelas cooperativas vêm despertando um interesse cada vez maior dos governantes, já que a grande parte das empresas explora recursos finitos com pouca ou nem uma preocupação com as gerações futuras, por outro lado as cooperativas desenvolvem e incentivam um mundo sustentável e consciente. Considerando que o setor cooperativista conta com mais de 800 milhões de membros espalhados em mais de cem países, sendo responsável por mais de uma centena de milhões de postos de trabalho, em todo o mundo, as comunidades integrantes terão um padrão de vida cada vez melhor, por estarem inseridas em uma organização com objetivo sustentável e futuro promissor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com