TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função de demanda

Resenha: Função de demanda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Resenha  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

Função demanda = representa a relação entre o preço de mercado de um bem e a quantidade procurada desse mesmo bem. À representação gráfica da função procura é dada a designação de curva da procura. Geralmente, verifica-se uma relação negativa entre a quantidade procurada e o preço do bem, de onde resulta uma curva da procura negativa, o que significa que quanto mais elevado é o preço do bem, mais baixa será a quantidade procurada e vice-versa.

Q(d)= f(p), onde:

Q(d)= quantidade demandada do bem x.

f(p) = função do preço do bem x.

Demanda = é a quantidade de um determinado bem que os consumidores estão aptos e dispostos a adquirir, em determinado período de tempo, aos diversos preços alternativos. Representa o desejo, intenção, vontade de comprar e não sua realização ou compra propriamente dita (demanda = procura).

Representa-se por toda a escala ou curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades demandadas de um bem ou serviço. A demanda de um bem é alterada, provocando um deslocamento da reta de demanda para a direita (aumento de demanda) ou para a esquerda (redução da demanda), quando uma das variáveis coeteris paribus (preço do produto substituto ou complementar, renda ou gosto e preferência do consumidor) sofre alteração.

Quantidade demandada = é um ponto específico na curva relacionando um preço a uma quantidade demandada de um bem ou serviço. Sofre alterações somente quando é alterado o preço do produto que está sendo estudado.

Resumindo a diferença entre demanda e quant.demandada:

Demanda= representa todas as variações sofridas na curva de demanda, em função de alterações nas variáveis que afetam a demanda: preço do bem x, preço de outros bens relacionados, renda, gostos ou preferências.

Quantidade demandada = representa as variações sofridas ao longo da curva de demanda, unicamente motivada por alterações nos preços do bem em análise, desprezando-se as demais variáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com