TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções do mercado de ações

Artigo: Funções do mercado de ações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Artigo  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Uma empresa em fase de crescimento necessita de recursos para financiar seus projetos de expansão. O ideal seria que a empresa tivesse acumulado superávits no passado para poder financiar suas expansões com recursos próprios. Entretanto, muitas vezes esta condição não pode ser satisfeita.

O financiamento desses projetos pode, então, ser obtido através de empréstimos. Contrair empréstimos junto a uma instituição financeira envolve o pagamento de juros e prazo determinado para saldar o montante financiado. Os pagamentos são compulsórios, independente da empresa operar com lucro ou prejuízo.

Outra possibilidade para a empresa manter seu programa de investimento sem se submeter ao mercado de crédito é a abertura de seu capital pela emissão de ações. Os recursos oriundos de emissão de ações são devolvidos ao investidor através da distribuição de dividendos e da retenção de lucros que, se forem adequadamente reaplicados, valorizarão o preço das ações no mercado. O mercado de ações, segmento do mercado de capitais que opera com títulos de renda variável, objetiva canalizar recursos para as empresas através do capital de risco [OLIVEIRA1986].

Segundo a Revista Investimentos, o mercado acionário encerrou o ano de 1995 apresentando uma rentabilidade real acumulada baixa, mesmo após ter registrado índices de valorização bastante elevados em determinados meses. O desempenho geral observado no ano anterior foi fundamentalmente um reflexo do período de adaptação pelo qual está passando a economia brasileira sob os efeitos das medidas introduzidas pelo programa de estabilização econômica.

Esse comportamento pode ser interpretado como um momento de ajustamento do mercado às novas diretrizes do governo. Em decorrência da quebra das receitas inflacionárias, a estrutura especulativa baseada nas altas taxas de inflação revelou-se insustentável. A queda anunciada dos juros também é relevante na perspectiva de um investidor de longo prazo, que observa hoje juros muito menores que aqueles praticados no passado. Assim, para tornar-se mais competitivo, técnico e compatível com o novo cenário de estabilidade, o mercado de ações teve que buscar novas estratégias e produtos para se adaptar à nova realidade.

Apesar dos contratempos enfrentados no ano passado, onde a desaceleração do programa de privatização causou forte impacto, o mercado brasileiro se coloca entre os quatro mercados mais rentáveis do mundo neste primeiro trimestre. Desta forma, a retomada do crescimento econômico aliada ao processo de privatização das estatais, tendem a impulsionar o mercado com uma maior dispersão acionária e a consolidação do hábito de poupar através do mercado de ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com