TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO AMBIENTAL E SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Seminário: GESTÃO AMBIENTAL E SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Seminário  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

GESTÃO AMBIENTAL E SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Gestão ambiental

A Gestão Ambiental é uma área nova e possui caráter multidisciplinar. Ela tem como foco ordenar as atividades humanas para que estas originem o menor impacto possível ao meio ambiente. Empresas modernas e comprometidas com o desenvolvimento sustentável implantam um SGA como forma de controlar suas atividades.

Sistema de gestão ambiental

Sistema de Gestão Ambiental é um método para gerenciar as questões ambientais de uma empresa. Trata-se de um sistema aceito internacionalmente como ferramenta eficaz para controle e melhoria continua do desempenho ambiental, tendo como fator chave a disseminação da responsabilidade ambiental por toda organização. Para uma empresa obter uma certificação ambiental ISO 14001, é necessário antes que ela implemente um sistema de gestão ambiental que esteja em conformidade com a norma.

CERTIFICAÇÃO ISO 14001

http://lerablog.org/business/certification/benefits-of-iso-14001-accreditation/

Normas para certificação

A ISO 14001 é uma norma internacionalmente aceita que define os requisitos para estabelecer e operar um sistema de gestão ambiental. A norma reconhece que organizações podem estar preocupadas tanto com a sua lucratividade quanto com a gestão de impactos ambientais.

A ISO 14001 integra estes dois motivos e provê uma metodologia altamente amigável para conseguir um Sistema de Gestão Ambiental efetivo. Na prática, o que a norma oferece é a gestão de uso e disposição de recursos. É reconhecida mundialmente como um meio de controlar custos, reduzir os riscos e melhorar o desempenho. Não é só uma norma “no papel” – ela requer um comprometimento de toda a organização. Se os benefícios ambientais e seus lucros aumentam, as partes interessadas verão os benefícios.

http://www.cemarlegrand.com.br/

A diferença entre a gestão e o sistema

A diferença entre Gestão Ambiental e Sistema de Gestão Ambiental está no modo como a empresa opera suas ações em relação ao meio ambiente. Quando uma empresa opera com um nível de Gestão Ambiental geralmente cria um departamento de meio ambiente para atender às exigências legais e controlar seu potencial de impacto ambiental. Ou seja, a empresa opera de forma reativa e procura evitar os riscos ambientais.

Por outro lado, com a implantação de um sistema de gestão ambiental a empresa passa a operar de forma estratégica em relação ao meio ambiente. A ação da empresa não se limita aos riscos, pois passa a perceber também as oportunidades. O diferencial do sistema é o envolvimento da empresa como um todo e a responsabilidade ambiental é disseminada em cada setor. Quando há integração das questões ambientais, entre os setores da empresa, soluções criativas começam a surgir e a empresa começa a detectar e aproveitar as oportunidades. Seja no reaproveitamento de rejeitos, substituição de insumos, eliminação de perdas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com