TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Trabalho acadêmico: GESTÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.716 Palavras (11 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 11

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

SUMÁRIO

Introdução......................................................................................................................................6

1. Sistema de Produção..................................................................................................................7

1.2 Visita à Empresa......................................................................................................................7

2. Planejamento e Controle da Produção....................................................................................................8

3. Previsão da Demanda............................................................................................................................12

3.1Sistemas atualmente utilizados no PCP.........................................................................................13

4.Tecnologia da Informação......................................................................................................................18Conclusão..................................................................................................................................................19

Referência Bibliográficas..........................................................................................................................22

Introdução

Os conceitos e técnicas que fazem parte do objetivo da Administração da Produção dizem respeito às funções administrativas clássicas (planejamento, organização, direção e controle) aplicadas às atividades envolvidas com a produção física de um produto ou à prestação de um serviço.

Os últimos 50 anos constituíram uma época de grandes mudanças na gestão e organização do sistema produtivo das empresas industriais em todo o mundo. Dois grandes grupos de mudanças foram marcantes nesse período. O primeiro foi o grande desenvolvimento tecnológico ocorrido em termos de máquinas, sistemas de informações, automação, robótica, telecomunicações, entre outros, que tornaram possível um planejamento e controle mais eficiente das operações. O segundo está relacionado às transformações relativas às novas filosofias, conceitos e métodos de gestão de recursos humanos.

Os conhecimentos de gestão desenvolvidos por Taylor, Ford e Sloan trouxeram, desde o início do século XX, avanços sem precedentes à produtividade. Alguns dos fatores foram: produção em grande escala e em grandes lotes com correspondente redução dos custos unitários; elevada especialização do trabalho nochão-de-fábrica; inexistência de envolvimento do trabalhador com a qualidade, sugestões ou melhorias das operações; o máximo possível em termos de verticalização da produção.

Ao longo do processo de modernização da produção, a figura do consumidor tem sido o foco principal, pois é a procura da satisfação do consumidor que tem levado as empresas a se atualizarem com novas técnicas de produção cada vez mais eficazes, eficientes e de alta produtividade.

ETAPA I

1. SISTEMA DE PRODUÇÃO

Sistema de Produção é um conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens ou serviços a partir do uso de recursos (inputs) para mudar o estado ou condição de algo para produzir saídas/resultados (outpus). Tradicionalmente os sistemas de produção são agrupados em três categorias:

• Sistemas de Produção Contínua: Os sistemas de produção contínua, também chamado de fluxo em linha apresentam uma sequência linear para se fazer o produto ou serviço; os produtos são bastante padronizados e fluem de um posto de trabalho a outro numa seqüência prevista. Por exemplo, o processo de engarrafamento de uma empresa de bebidas.

• Sistemas de Produção Intermitente: A produção é feita em lotes. Terminando-se a fabricação do lote de um produto, outros produtos tomam o seu lugar nas máquinas. O produto original só voltará a ser feito depois de algum tempo, caracterizando-se assim uma produção intermitente de cada um dos produtos. Por exemplo, em metalúrgicas que dividem as operações em etapas e namesma máquina, faz-se o primeiro processo, para-se a máquina e começa a produção do segundo processo, quando terminado volta-se ao primeiro processo.

• Sistema de Produção para Grandes Projetos: Tem-se uma seqüência de tarefas ao longo do tempo, geralmente de longa duração, com pouca ou nenhuma repetitividade. Caracteriza-se por ter um alto custo e dificuldade de gerenciamento nas fases de planejamento e controle.

1.2 – Visita Empresa

Abaixo veremos como uma empresa real e a utilização do Sistema de Produção:

Empresa: Heatcraft do Brasil Ltda.

Rodovia Presidente Dutra, Km 134,3 – São José dos Campos - SP

Segmento: Refrigeração Industrial e Comercial

Responsável:

Fábio Diniz – Gerente de Logística

Missão:

Oferecer produtos de refrigeração com melhor qualidade e inovação tecnológica. Oferecer soluções inovadoras em refrigeração para superar as expectativas dos clientes, por meio de um trabalho feito com integridade, liderança na indústria, inigualável atendimento ao cliente e administração ambiental.

Valores:

Integridade – Nós nos comportamos de maneira honesta e franca;

Respeito – Nós respeitamos os nossos funcionários, clientes, fornecedores, concorrentes e os grupos onde trabalhamos e vivemos;

Excelência – Nós valorizamos o alto desempenho dos nossos funcionários e fornecedores e a qualidade de nossos produtos e serviços. Nós proporcionamos valor aos nossos acionistas

Produtos:

Sistemas de refrigeração compostos por unidades condensadoras. Evaporadores; condensadores remotos eracks.

Publico alvo:

Distribuição, Supermercados, ColdStorage, Trocadores de Calor, Montadora de ônibus

Demanda:

30.000 conjuntos/ano

Previsões de demandas:

Através de reuniões bimensais (S&OP – Sales andOperations) entre as equipes comercial, industrial e financeira, onde são discutidas as previsões de demanda por família de produto para um horizonte de 4 meses.

Aspectos sazonais da demanda:

O mercado de refrigeração apresenta sazonalidade com baixa de demanda no primeiro semestre e alta no segundo semestre com aumento aproximado de 30%. Desta forma, o planejamento de material e produção leva em consideração a sazonalidade para planejar o estoque e disponibilidade de máquina / recursos humanos.

Processo de produção:

Seguimos o processo de produção baseado nos fundamentos Lean Manufacturing. Há um

planejamento mestre baseado em tempos de processo versus disponibilidade de máquinas / recursos humanos que se convertem num sistema visual de programação na produção.

Controle do estoques de matérias – primas

Existem metas estipuladas de giro para cada família de material, com base nestas metas são aplicadas diferentes técnicas de controle de inventário como kanban, JIT, milkrun, etc.

Quantidade de máquinas produtivas:

Aproximadamente 95 máquinas produtivas divididas em dobradeira, puncionadeira, tanques de teste, máquina de curva, cabine de pintura, etc; e 13 linhas de produção, as quais são configuradas de acordo com o tipo de equipamento à ser fabricado.

Os tempos de máquinas ehorários de funcionários operacionais:

A capacidade produtiva da fábrica é de aproximadamente 19.000 horas/mês. A operação funciona em 3 turnos, sendo que a maior demanda é dividida nos dois primeiros turnos.

Como são apurados os processos de demanda e programação de produção, e como são resolvidos os possíveis contratempos referentes aos estoques negativos:

Através de planilhas específicas por linha de produção que considera a demanda versus a capacidade produtiva de máquina e recursos humanos.

Quando se tem uma demanda maior que a capacidade produtiva de determinada linha de produção, é analisado a possibilidade e viabilidade (técnica e de custo) de se produzir em outra linha de produção. Caso não seja possível ou viável, o planejamento de produção reprograma a linha readequando o prazo de entrega.

ETAPA II

2. PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Em um sistema de manufatura, toda vez que são formulados objetivos, é necessário formular planos de como atingi-lo, organizar recursos humanos e físicos necessários para a ação, dirigir a ação dos recursos humanos sobre os recursos físicos e controlar esta ação para a correção de eventuais desvios. No âmbito da administração da produção, este processo é realizado pela função de Planejamento e Controle da Produção (PCP).

Na visão de Martins (1993), "o objetivo principal do PCP é comandar o processo produtivo, transformando informações de vários setores em ordens de produção e ordens de compra - para tanto exercendo funções deplanejamento e controle - de forma a satisfazer os consumidores com produtos e serviços e os acionistas com lucros".

Para atingir estes objetivos o PCP reúne informações vindas de diversas áreas do sistema de manufatura, sendo assim, pode-se considerar o PCP como um elemento central na estrutura administrativa de um sistema de manufatura, passando a ser um elemento decisivo para à integração.

No entanto, independente do sistema de manufatura e estrutura administrativa, um conjunto básico de atividades de PCP deve ser realizado. Estas atividades são necessárias para a consecução dos objetivos do PCP, mas não necessariamente deverão

estar todas sendo executadas numa área específica. Isto dependerá da configuração organizacional adotada pelo sistema de manufatura (Martins / 1993).

Silver & Peterson (1985) estabelecem três níveis hierárquicos para o PCP :

NívelEstratégico (longoprazo);

NívelTático (médioprazo);

NívelOperacional (curtoprazo)

Fonte : Adaptado de Silver & Peterson (1985)

ETAPA III

3. PREVISÃO DE DEMANDA

As análises das futuras condições de mercado e previsão da demanda futura são da maior importância para a elaboração do Planejamento de Longo Prazo. Mesmo em indústrias que fabricam produtos sob encomenda, onde não se faz nenhum estudo formal de previsão de demanda, a alta direção pode fazer conjecturas sobre o estado da economia e o seu impacto nos negócios futuros da empresa.

curto prazo : estão relacionadas com a Programação da Produção edecisões relativas ao controle de estoque.

médio prazo : o horizonte de planejamento varia aproximadamente de seis meses a dois anos. Planos tais como : Plano Agregado de Produção e Plano Mestre de Produção se baseiam nestas previsões.

longo prazo : o horizonte de planejamento se estende aproximadamente a cinco anos ou mais. Auxilia decisões de natureza estratégica, como ampliações de capacidade, alterações na linha de produtos, desenvolvimento de novos produtos, etc...

Previsões de demanda podem se basear em dados referentes ao que foi observado no passado (previsão estatística) ou em julgamentos de uma ou mais pessoas (predição).

Um bom sistema de previsão deve ter boa acuridade, simplicidade de cálculo e habilidade de rápidos ajustes frente às mudanças.

3.1 Sistemas atualmente utilizados no PCP

As atividades de Planejamento e Controle da Produção podem atualmente ser implementadas e operacionalizadas através do auxílio de, pelo menos, dois sistemas :

MRP / MRPII;

ERP

A opção pela utilização de um desses sistemas, ou pela utilização dos mesmos de forma combinada, têm se constituído numa das principais decisões acerca do gerenciamento produtivo nos últimos anos.

MRP/MRP II

O sistema MRP ("Material Requirements Planning" - Planejamento das necessidades de materiais) surgiu durante a década de 60, com o objetivo de executar computacionalmente a atividade de planejamento das necessidades de materiais, permitindo assim determinar, precisa e rapidamente, às prioridades das ordens decompra e fabricação.

O sistema MRP foi concebido a partir da formulação dos conceitos desenvolvidos por Joseph Orlicky, de que os itens em estoque podem ser divididos em duas categorias: itens de demanda dependente e itens de demanda independente. Sendo assim, os itens de produtos acabados possuem uma demanda independente que deve ser prevista com base no mercado consumidor. Os itens dos materiais que compõem o produto acabado possuem uma demanda dependente de algum outro item, podendo ser calculada com base na demanda deste. A relação entre tais itens pode ser estabelecida por uma lista de materiais que definem a quantidade de componentes que serão necessários para se produzir um determinado produto (Swann,1983).

A partir do PMP e dos lead times de obtenção dos componentes é possível calcular \precisamente as datas que os mesmos serão necessários, assim como também é possível calcular as quantidades necessárias através do PMP, da lista de materiais e status dos estoques (quantidades em mãos e ordens a chegar).

Para Russomano (1995), os benefícios trazidos pelo MRP são: redução do custo de estoque; melhoria da eficiência da emissão e da programação; redução dos custos operacionais e aumento da eficiência da fábrica.

ERP

É um sistema de gestão empresarial que gerencia as informações relativas aos processos operacionais, administrativos e gerenciais das empresas.

O Objetivo de um Sistema ERP é centralizar as informações e gerir o seu fluxo durantetodo processo de desenvolvimento da atividade empresarial, integrando os setores da organização e possibilitando aos gestores acesso ágil, eficiente e confiável às informações gerenciais, dando suporte à tomada de decisões em todos os níveis do negócio.

Construídos sobre um banco de dados centralizado, os sistemas ERP consolidam todas as operações de uma empresa em um único sistema, que pode residir em um servidor centralizado, ser distribuído em unidades de hardware autônomas em rede local ou ser hospedado remotamente via web.

Os sistemas ERP abrangem cada passo da operação, desde as compras, provisões, planejamento, manufatura, formação de preços, contas a pagar e receber, processos contábeis, controle de estoque, administração de contratos, venda de serviços e todos os níveis de comércio varejista ou atacado, passando pela gestão eficaz dos relacionamentos com clientes e fornecedores, pós-venda, análise de resultados e muitos outros fatores personalizados, altamente adaptáveis a qualquer empresa, em qualquer ramo de negócios.

O uso de um Sistema ERP em uma empresa dá a seus gestores o controle total sobre a empresa, auxiliando na tomada de decisões e fornecendo todas as informações vitais de maneira acessível e clara.

Objetivos

Os Principais objetivos da implantação de um sistema ERP são:

Automatização de tarefasmanuais;

Otimização de processos;

Controle sobre as operações da empresa;

Disponibilidade imediata de informações seguras;

Redução de custos;

Redução dos riscos daatividade empresarial;

Obtenção de informações e resultados que auxiliem na tomada de decisões e permitam total visibilidade do desempenho das áreas da empresa.

Benefícios

Aumento na eficiência do uso da capacidade instalada;

Blindagem contra fraudes e furtos;

Redução de erros;

Eliminação de retrabalho;

Melhor proximidade e conhecimento sobre os clientes (CRM);

Informação precisa e segura, sincronizada em tempo real com as operações da empresa;

Padronização dos processos em todas as áreas, com integração e uniformidade;

Redução de despesas administrativas, gerais e de vendas;

Queda nos custos de estoque;

Redução em custos de materiais;

Redução do ciclo de venda;

Reduz o lead time de produção e entrega;

Diminuição de impressão em papel;

Eliminação de erros de sincronização entre diferentes sistemas;

Controle sobre processos de negócios que envolvem diferentes departamentos;

Segurança da informação através da definição de permissões de acesso e log de alterações;

Facilita o aprendizado do negócio e a construção de visões comuns;

Favorece o desenvolvimento, a implantação e utilização de SGQs (Sistemas de Gestão da Qualidade) e adequação a normas como ISO e outras.

ETAPA IV

4. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Estamos atravessando a era da informação. Ela faz, com que as empresas utilizem cada vez mais as técnicas e a tecnologia da informação – TI. Esta infoera exige mudanças no modo de gestão das empresas, que passam a utilizar, de maneira intensa,computadores para processamento de dados, redes de comunicação e automação de processos produtivos com o objetivo de gerar informações para suas operações.

Surge um novo conceito de gestão empresarial, denominado de gestão de recursos de informação – GRI, fundamentado em três componentes:

- informação

- sistemas de informação – SI

- tecnologia da informação – TI

As empresas vem adotando vários sistemas de PCP, para melhorarem o seu desempenho, temos vários sistemas, em que são seguidos pelas empresas.

- Sistema Just-in-time, doravante denominado JIT, foi desenvolvido na Toyota Motor Company, no Japão, por Taiichi Ono, visando sobretudo, o combate ao desperdício.Toda atividade que consome recursos e não agrega valor ao produtos é considerada um desperdício. Dessa forma, estoques, que custam dinheiro e ocupam espaço, transporte interno, paradas intermediárias - decorrentes das esperas do processo - , refugos e retrabalhos são formas de desperdício e consequentemente devem ser eliminadas ou reduzidas ao máximo.

Posteriormente, o conceito JIT se expandiu, e hoje é uma filosofia gerencial, que procura não apenas eliminar os desperdícios mas também colocar o componente certo, no lugar certo e na hora certa.

- Sistema Kanban, é um método de autorização da produção e movimentação do material no sistema JIT. Na língua japonesa a palavra kanban significa um marcador (cartão, sinal, placa ou outro dispositivo) usado para controlar a ordem dos trabalhos em um processo sequencial. O kanban, é um subsistema doJIT, os dois termos não são sinônimos.

O objetivo do sistema é assinalar a necessidade de mais material e assegurar que tais peças sejam produzidas e entregues a tempo de garantir a fabricação ou montagem subsequentes.

- Sistema JIT versus MRP, o MRP adota uma filosofia de planejamento, cujo foco está na elaboração de um plano de suprimentos de matérias, seja interna ou externamente. Por seu lado, o sistema JIT dá ênfase à eliminação dos desperdícios e consequentemente ao aumento do retorno do capital investido. OMRP considera a fábrica de forma estática, praticamente imutável, ao contrário do JIT.

- Sistema OPT, foca os esforços da empresa num único resultado: fazer dinheiro. Dessa forma, três indicadores financeiros são mais importantes: lucros líquido, retorno sobre investimento e fluxo de caixa. Outros três indicadores de desempenho operacional são muitos importantes: taxa de produção de produtos, inventário e custos operacionais. Esses indicadores, se maximizados, resultam na maximização dos indicadores financeiros.

Para se ter um plano de produção final, temos que ter uma padronização e planejamento de empreendimentos e projetos, temos que saber qual o prazo de entrega, custo e qualidade do produto.

Temos o método do caminho crítico é utilizado para o gerenciamento dos tempos e dos custos e também para permitir a avaliação dos níveis de recursos que são necessários para desenvolver o projeto.

A aplicação desse método na programação da produção ocorre toda vez que devemos programarprodutos únicos e não repetitivos. Um exemplo é a programação das atividades necessárias à construção de um avião, de uma turbina, entre outros.

Fases para elaboração da rede do projeto:

- definir o que é o projeto, seu início e término;

- dividir o projeto em atividades de tal maneira que cada uma não tenha partes em superposição com outra, mas com a condição de que as atividades abranjam o projeto todo;

- identificar a lógica de sequência que existe entre as atividades e verificar quais são as que, lógica e independentemente do nível de recursos existentes, dependem de outra ou de outras, e atividades que não apresentam dependência entre si:

- montar a rede do projeto;

- determinar a duração de cada atividade;

- determinar o tipo e a quantidade de recursos necessários para desenvolver a atividade;

- determinar o custo de cada recurso;

- determinar o caminho crítico;

- elaborar o cronograma para programação do projeto.

...

Baixar como  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »