TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DO LIVRO ABERTO

Tese: GESTÃO DO LIVRO ABERTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Tese  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5

Aplicação: É uma Tecnologia de extrema flexibilidade e aplicável a qualquer segmento e porte de empresa

OPEN-BOOK MANAGEMENT

Características: A gestão com livro aberto pode ser definida como uma ferramenta radical, pois é necessária uma inevitável delegação de poderes aumentando o nível de comprometimento e responsabilidade dos funcionários fazendo com que se sintam importantes dentro da empresa e lutem pela sobrevivência da mesma em prol de preservarem seus empregos.

Vantagens: Pode contribuir com os gestores, desde que estes disseminem uma cultura aberta e que privilegie o inter-relacionamento entre as pessoas.

Aplicação: Faz com que todos os empregados conheçam com detalhes toda a situação da organização, e assim, comprometerem com os resultados desejados.

REENGENHARIA

Características: Ter o foco nos processos que agregam valor, O simples fato de uma empresa ser o número um não significa que não precisa da reengenharia, pelo contrário, várias empresas usaram a reengenharia para assegurar sua posição dominante através da redução de custo e de tempos de rotatividade de serviço. A conquista de um desempenho inovador medido nos resultados da empresa.

Vantagens: Melhor qualidade, aumento da velocidade de produção e redução de custos, possibilitando ter um produto ou um serviço com preço mais competitivo, elimina processos. A reengenharia reduz todos os tipos de desperdícios, reestruturando o processo.

Aplicação: A reengenharia significa fazer uma nova engenharia da estrutura organizacional. Uma

reconstrução e não apenas uma reforma total ou parcial de uma empresa. Não se trata de fazer reparos rápidos ou mudanças cosméticas na engenharia atual, mas de fazer um desenho organizacional totalmente novo e diferente.

EMPOWERMENT

Características: É reconhecer o valor dos funcionários e delegar-lhes suficiente poder de decisão e responsabilidade no desempenho de suas atividades. Os funcionários com espírito e motivação de líderes, discutindo e opinando, em conjunto com os colegas, sobre como administrar melhor suas tarefas sem precisar de consultas e autorização de superiores, assim, para dinamizar o serviço ao cliente.

Vantagens: Um dos principais benefícios dessa ferramenta é a viabilização do trabalho em equipe. Esta tecnologia produz um incremento na qualidade das decisões, pelo fato de seu compartilhamento, e das lideranças, com o aprendizado continuo que ela oferece e a possibilidade de se discutir as varias opiniões relativas aos objetivos pretendidos. Há também, a melhoria dos resultados pela maior contribuição e comprometimento da equipe com eles e pela maior motivação gerada pelo sentimento de pertencimento originado pela maior autonomia e transparência.

Aplicação: Para colocar o empowerment em prática, portanto, é necessário reconhecer que sua essência é as equipes de trabalho autodirigidas. Essas equipes devem ter autonomia para formular e reformular o processo, ser capazes e intrinsecamente motivadas e sentirem-se co-responsáveis pela visão, missão, estratégias e valores da empresa.

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO HORIZONTAL

Características: A Gestão Organizacional Horizontal possui estrutura enxuta, ou seja, existe um achatamento da estrutura,

reduzindo os níveis hierárquico existentes nas empresas e ajuda a aproximar os níveis institucionais (de comando) dos níveis operacionais (de execução). Tal ordenação, auxilia na redução de ruídos na comunicação entre todos os níveis, agilizando e democratizando os processos de tomada de decisão.

Vantagens: As organizações que aplicam a Gestão Organizacional Horizontal colocam menos stress sobre aprovações e permissões e mais ênfase em grupos de funcionários que trabalham juntos como iguais. Uma pequena empresa pode encontrar este tipo de estrutura ternos suas necessidades. As políticas são mais fáceis e mais rápidas para implementar nas organizações horizontais.

Aplicação: A hierarquia horizontal permite que os membros de todos os níveis (ambos os funcionários e gestores) a capacidade de participar e obter um entendimento em primeira mão a respeito de porque e como as decisões são tomadas. Sob este tipo de estrutura organizacional, raramente são pessoas ficaram de fora e sentir alienado de suas empresas.

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Capital Intelectual e Gestão do Conhecimento

Características:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com