TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO E OPERAÇÕES DE PRODUÇÃO

Tese: GESTÃO E OPERAÇÕES DE PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Tese  •  3.301 Palavras (14 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 14

1. INTRODUÇÃO

1.1 ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Esta etapa tem demonstrar os conceitos de administração de produção e operações dentro de uma organização, com esta evolução nos deparamos com a necessidade da busca incessante pela melhoria de forma consistente e contínua de todos os processos executados dentro da organização como ponto crucial para a sua sobrevivência no mercado, a capacitação técnica e o desenvolvimento do seu capital humano está inserido dentro deste contexto de maneira decisiva para garantir e sustentar a estratégia.

Com o passar do tempo, as pessoas passam a produzir bens mais elaborados, até mesmo para revender a terceiros, consiste em estabelecer um plano de produção para determinado período (longo prazo) segunda as estimativas de vendas de longo prazo serve para prever os tipos e quantidades de produtos que se espera vender no horizonte de planejamento estabelecido A capacidade de produção é um fator físico limitante do processo produtivo, e se pode ser incrementada ou reduzida, desde que planejada a tempo, pela adição de recursos financeiros. No planejamento da produção, o plano de produção gerado detalhado, normalmente com famílias de produtos, tendo como finalidade possibilitar à adequação dos recursos produtivos a demanda esperada dos menos, buscando atingir determinado critério estratégico de desempenho (custo qualidade, confiabilidade, pontualidade e flexibilidade).

A administração de Produção e Operações evoluiu até sua forma atual através da combinação de práticas consagradas do passado, adaptando-se aos desafios de cada era, a fim de buscar novas formas de gerenciar o sistema de produção. Principais acontecimentos que contribuíram para seu desenvolvimento.

2. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Sempre existiram sistemas de produção: as pirâmides egípcias, a Grande Muralha da China e os aquedutos e estradas do Império Romano atestam a indústria dos povos da Antiguidade.

Os sistemas de produção anteriores a 1700 são chamados de sistemas caseiros, dado que a produção era realizada em casa ou em cabanas, onde os artesãos orientavam aprendizes a executarem o trabalho manual dos produtos.

O sistema caseiro foi substituído com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra a partir de 1700. O principal elemento revolucionador foi à descoberta da máquina a vapor por James Watt (1764). Essa descoberta trouxe dois avanços importantes:

Com o uso das máquinas, houve uma grande mudança na forma como os produtos eram fabricados, tais como:

 Padronização dos produtos e seus processos de fabricação;

 Treinamento e habilitação da mão de obra direta;

 Criação e desenvolvimento dos quadros de gerentes e de supervisão;

 Desenvolvimento de técnicas de planejamento e controle financeiro e de produção;

 Desenvolvimento de técnicas de vendas.

A padronização dos produtos (Eli Whitney, 1790) contribuiu para a criação de desenhos e croquis de produtos e processos fabris, dando início a função de projeto de produto, de processos, de instalações, de equipamentos etc.

A Revolução Industrial avançou ainda mais com o desenvolvimento do motor a gasolina e da eletricidade nos anos 1800; fornecendo a base para a substituição do sistema caseiro pelo sistema fabril.

O uso de linhas de montagem contribuiu para os seguintes elementos:

 Desenhos de produção;

 Produção em massa;

 Baixos custos de manufatura;

 Linha de montagem mecanizada.

3. ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES NO CONTEXTO ATUAL

Administração da Produção e Operações (APO) administra o sistema de produção, de modo a transformar os insumos em produtos ou serviços da organização. Insumos são matérias-primas, pessoal, máquinas, prédios, tecnologia, dinheiro, informações e outros recursos. Esse processo de transformação chamado de produção é a atividade predominante de um sistema de produção.

A principal preocupação dos gerentes de produção que coordenam o sistema de produção é o processo de transformação ou produção. A função produção é interligada com outras áreas funcionais da empresa, tais como marketing e finanças. Gerentes da função marketing criam demandas, a função financeira busca lucratividade.

As principais atividades da função de produção que oferecem carreira são:

 Supervisor de produção: supervisiona os empregados à medida que os produtos ou serviços são produzidos; é responsável pelo desempenho de custo, qualidade e programação.

 Planejador de compras/comprador: compra produtos ou serviços para manter a produção; é responsável pelo desempenho do fornecedor;

 Analista de estoques: supervisiona todos os aspectos dos estoques; é responsável pelos níveis de estoques, auditoria, precisão de registros, pedidos e expedição.

 Controlador da produção: autoriza a produção de pedidos, desenvolve programas e planos de produção e faz a expedição de pedidos; é responsável por cumprir datas de vencimentos dos clientes e abastecimento eficiente da linha de produção; analista de produção: analisa problemas de produção, desenvolve previsões, planeja novos produtos e executa outros projetos especiais.

4. JUST TIME

No plano de Just time ele tem as suas prioridades seguintes:

 Planejar as necessidades futuras de capacidade;

 Planejar os materiais comprados;

 Planejar níveis apropriados de estoques;

 Programar atividades de produção;

 Ser capaz de saber da situação correta, das pessoas, equipamentos, materiais etc.;

 Ser capaz de reagir eficazmente;

 Prever informações, a outras funções;

 Ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com