TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ESTRATÉGICA

Projeto de pesquisa: GESTÃO ESTRATÉGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Em uma era de grandes mudanças decorrentes aos avanços tecnológicos, a informação e comunicação são as grandes molas propulsoras dessas mudanças. O homem conseguiu ir à lua, lançou foguetes no espaço com satélites de alta tecnologia, trouxe o conceito de globalização, apresentando ao mundo um novo estilo de vida. Conectar-se ao mundo hoje está ao alcance da maioria da população mundial, TV, rádio, celular, internet, jornais, revistas e outros métodos de informação e comunicação deram ao homem a possibilidade de viajar o mundo sem ao menos sair dos seus domínios. Fatos que ocorrem do outro lado do planeta chegam a todas as partes do mundo em tempo real, o que normalmente levariam dias para serem divulgados, podem ser acompanhados de imediato.

O homem avançou e vem avançando a cada dia, através da tecnologia que vem crescendo e se renovando de forma rápida e inimaginável, facilitando a vida do homem e por sua vez, contribuindo para o seu desempenho dentro das organizações.

Sob esta perspectiva a Tecnologias da Informação e Comunicação, se insere de forma indispensável e imprescindível nos processos de informação e comunicação das organizações com um todo.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Em qualquer área ou em qualquer ciência pode existir um sistema segundo a teoria geral dos sistemas. No ramo da administração não é diferente a empresa também pode ser definida como um sistema, conforme conceitua Oliveira (2001, p.23), como sendo um “Conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, forma um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.”

Segundo Chiavenato (2000, p. 493), o “conceito de sistema proporciona uma visão compreensiva, abrangente, holística e gestáltica de um conjunto de coisas complexas, dando-lhes uma configuração e identidade total”. Ou seja, o mesmo pode ser definido como um conjunto de vários elementos organizados que se arrolam entre si. Cada um possui uma especialidade, no entanto quando interligados, formam um todo complexo.

Para O’brien (2001, p.6), “Sistema de informação é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicação e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização”.

A tecnologia teve grandes avanços em algumas décadas, fazendo com que a informática realizasse trabalhos outrora desempenhados por pessoas de forma manual em conseqüência da automatização, que proporcionou às linhas de produções menos erros e mais qualidade.

Nesse ambiente de tecnologias, as organizações possuem uma série de sistemas que ajudam no auxilio da execução de suas atividades, como por exemplo, os sistemas que controlam o relógio-ponto, registrando entrada e saída de cada funcionário no acesso nas dependências ou áreas reservadas da empresa como também, os sistemas que controlam uma linha de produção.

Em outra definição de sistemas, O’brien (2006). Diz que sistema é um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham rumo a uma meta comum, recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transformações. Ele explica que um sistema dessa ordem tem três componentes ou funções básicas de interação: entrada, processamento e saída.

Desta forma, os Sistemas de Informação, proporcionaram um progresso no procedimento de comunicação e troca de informações, que harmonizam a interação entre pessoas e máquinas, das diversas áreas e setores de uma organização.

De acordo com Turban (2003, p. 17):

Um sistema de informação coleta, processa, armazena, analisa e dissemina informações com um propósito específico. Como qualquer outro sistema, um sistema de informação abrange entradas (dados) e saídas (relatórios, cálculos), processa essas entradas e gera saídas que são enviadas para o usuário ou outros sistemas. É possível incluir um mecanismo de resposta – feedback – que controle a operação. E como qualquer outro sistema, um sistema de informação opera dentro de um ambiente.

Cada sistema, seja qual for, apresenta determinada complexidade, porém todos são obrigatoriamente compostos de: entrada, processamento e saída. Além disso, os sistemas utilizados nas organizações têm outras funcionalidades, como o armazenamento de dados e a facilidade de acesso à informação.

Conhecido como fase de “automação de processos”, que, diferentemente da mecanização, o sistema de informação preocupa-se em automatizar erros por efeito de “cansaço”. Dentro de uma empresa, o SI baseia-se na tecnologia de informação para solucionar problemas; seu objetivo é tornar fácil a relação entre as áreas da organização, provendo um fluxo de informação e consecutivamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com