TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão E Meio Ambiente

Resenha: Gestão E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Resenha  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

O Direito Empresarial é o ramo do direito que estuda as relações privatistas que envolvem a empresa, incluindo o meio ambiente. Todavia as organizações de todos os tipos estão cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho ambiental correto, controlando os impactos de suas atividades, de seus produtos ou serviços, levando em consideração sua política e seus objetivos ambientais, o modelo que procura coadunar os aspectos ambiental, econômico e social é chamado de desenvolvimento sustentável.

Apesar da mentalidade com relação às questões ambientais ter evoluído bastante em poucas décadas, muitas empresas no Brasil ainda encontram-se fora da evolução. MAIMON (1996) defende que “na maioria dos casos, as empresas brasileiras não têm uma consciência ambiental, podendo ser classificadas como empresas reativas que respeitam as normas (legislações ambientais) quando da pressão fiscalizadora”, baseando-se nisso muitas das organizações não estão se antecipando aos impactos causados no meio ambiente, para Antônio Inagê de Assis Oliveira o licenciamento ambiental é o instrumento através do qual o órgão ou entidade ambiental competente avalia os projetos a ele submetidos, considerando os impactos positivos e negativos, para decidir se autoriza ou não a instalação, a ampliação ou o funcionamento do mesmo e, em autorizando, se faz ou não exigências para minorar os impactos ambientais negativos e maximizar os impactos ambientais positivos.

A responsabilidade social é fundamental para todas as organizações pois de forma voluntária, elas adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. Isso deve ser uma prática voluntária pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos. O conceito, nessa visão, envolve o beneficio da coletividade, seja ela relativa ao público interno ou externo seja comunidade, parceiros e principalmente o meio ambiente.

Com isso consequentemente surge a importância da necessidade das organizações terem a consciência sobre o meio ambiente dentro das mesmas, onde são constantemente elaborados estratégias e recursos para beneficiar á todos os envolvidos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com