TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão estratégica

Ensaio: Gestão estratégica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Ensaio  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1:

A Revista Exame publicou, recentemente, reportagem sobre o que algumas cidades brasileiras do interior têm feito a fim de promover a empregabilidade dos cidadãos. A revista afirma que “A economia e a oferta de emprego em 48 cidades do interior do país crescem acima da média nacional.” Leia a reportagem correspondente, acessando o seguinte link: <http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/186/noticias/a-forca-das-cidades-medias-2>. Acesso em: 24 nov. 2013.

Atenção: Não deixe de observar que essa reportagem possui 8 páginas. Use os quadros com números ao final de cada página, para ir para a página seguinte. Leia a reportagem completa.

Agora, recorde que o gestor de pessoas é tido como articulador dos objetivos organizacionais e dos objetivos pessoais dos seus colaboradores, e que, dentre suas muitas funções, estão: o desenho de cargos, a seleção dos novos colaboradores, o treinamento, avaliação de desempenho, gestão do clima e da satisfação laboral.

Assim, com base na leitura da reportagem indicada e considerando todas as indicações que o gestor de pessoas deve seguir em sua função para realizar uma gestão de pessoas estratégica - conforme vimos em nossos estudos -, responda às perguntas propostas abaixo.

a) As especificidades das cidades apresentadas na reportagem podem alterar a metodologia de trabalho de um gestor de pessoas, quando este adota uma gestão estratégica de pessoas? Por quê? (2,0 pontos)

b) Quais pressões e quais desafios sofrem as organizações citadas na reportagem? (1,5 ponto)

c) À luz do que estudamos, explique o que você recomendaria aos cidadãos interessados em trabalhar nas empresas citadas, para que mantenham sua empregabilidade em dia. (1,5 pontos)

Questão 2:

a) Pesquise na internet uma Empresa que adote a Gestão Estratégica e apresente: (5 pontos).

* Nome.

* Ramo de negócio, produtos e serviços.

* Local onde atua.

* Missão, Visão e Valores. (1,0 ponto)

Observação: Apresente o(s) endereço(s) eletrônico(s) em que você realizou sua pesquisa, para obtenção dos dados solicitados.

Com base nesses dados e no que estudamos sobre gestão estratégica:

b) Liste características de políticas e práticas em gestão de pessoas nessa Empresa, as quais estão de acordo com a gestão estratégica de pessoas. (2,0 pontos)

c) Identifique 3 ações por meio das quais a empresa demonstra articular estratégia organizacional com política e prática em gestão de pessoas. Caso você não as encontre na empresa pesquisada, elabore você mesmo exemplos de ações nesse sentido e justifique sua opção, demonstrando por que elas denotam tal articulação. (2,0 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com