TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização e suas expressões

Por:   •  9/5/2015  •  Resenha  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

GLOBALIZAÇÃO E SUAS EXPRESSÕES

O processo de globalização representa a forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo em uma "aldeia global", levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Nos debates sobre a globalização são utilizadas algumas expressões que servem para delimitar algumas das várias características derivadas do próprio termo "global", como se pode explicitar a glocalização, o globalitarismo, o globalismo e a globalidade.

O conceito de glocalização compreende uma nova forma de ver o termo globalização, articulando o local e o global. O termo glocalização discorda da idéia de globalização como um processo de negação do local pelo; o local e o global não se excluem. De certo modo, a utilização do conceito de glocalização tende a ocorrer nas análises da cultura diante das transformações do capitalismo mundial.

O globalitarismo explicita a globalização como mundialização do capital: o totalitarismo do mercado. Expressa uma crítica à globalização como ideologia do império universal, expondo a globalização como a política de um novo totalitarismo: de mercado, de pensamento único - expressão utilizada para caracterizar o pensamento neoliberal. No entanto, a idéia de um novo totalitarismo talvez possa soar como algo estranho, porém o totalitarismo da globalização não se dá mais sob a direção do Estado, mas sim da economia.

Globalismo é o termo utilizado para caracterizar a ideologia positiva da globalização, sintetizando o que a globalização diz ser e como ela é abordada pelo pensamento neoliberal. Globalismo diz respeito a ideologia do império do mercado mundial, a ideologia do neoliberalismo, reconhecendo a morte da política diante da nova situação do mundo global. O mercado mundial bane ou substitui, ele mesmo, a ação política. A política não possui mais local ou sujeito e a sua tarefa primordial se perdeu de vista. Com o globalismo passa-se a se desenvolver a sociedade global, um cenário não só problemático, mas contraditório.

A idéia de globalidade diz respeito àquilo que se denomina não apenas de mundialização do capital, mas de um processo sócio-histórico contraditório de instauração de uma nova economia e sociedade modernas, abrangendo não apenas a dimensão da economia global, mas principalmente as dimensões da cultura, da ecologia, da política e da sociedade civil, tendendo a se constituir uma sociedade mundial o conjunto de relações sociais, que não estão integradas à política do Estado nacional ou que não são determinadas por ela. Desse modo, todas as descobertas, triunfos e catástrofes afetam a todo o planeta, onde as pessoas devem reorganizar suas vidas e ações em torno de um eixo global-local, onde os Estados nacionais vêem a sua soberania, sua identidade, suas redes de comunicação, suas chances de poder e suas orientações sofrerem a interferência cruzada de atores transnacionais.

BIBLIOGRAFIA

ALVES, Giovanni. Dimensões da Globalização: O Capital e Suas Contradições. Londrina: Praxis, 2001

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com