TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidades do gerente

Seminário: Habilidades do gerente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Seminário  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 4

Toda Empresa ou Organização necessita de vários fatores para sua sobrevivência e seu constante crescimento para alcançar assim seu principal objetivo que é sua continuidade. Excelentes gestores, definição de metas e objetivos, compreender seu foco, interagir com o ambiente externo são alguns fatores imprescindíveis para obter sucesso.

Habilidades do Gestor

Todo gestor necessita de aptidões e habilidades para ter o sucesso de sua equipe e de seu próprio sucesso.

Uma habilidade essencial e necessária que um gestor de qualidade deverá apresentar é a resiliência, pois dá a ele a capacidade de suportar os problemas e pressões que lhe é depositada diariamente nas Empresas para de maneira pacífica e ponderada conseguir determinar a estratégia a ser adotada.

Ponderar é necessário, o líder é responsável por tomar difíceis decisões e saber indicar a melhor alternativa é importante para os rumos da Organização, do próprio destino como gestor e de pessoas envolvidas.

Ter um bom relacionamento com sua equipe é extremamente importante, o gestor precisa interagir com seus colaboradorespara conhecê-los beme reconhecer os pontos fortes de cada profissional podendo adequá-los no lugar onde será mais produtivo, proporcionando mais resultados.

Adaptável e polivalente, o gestor deverá ser capaz de adaptar-se em diferentes setores e tipos de organizações, conhecer diferentes áreas o torna mais sábio para visualizar as várias situações e saber o que deverá ser feito em cada uma delas.

Conceito de Empresa

Para Fábio Asquini (jurista italiano) a definição de empresa compreende quatroperfis:

1-Perfil Subjetivo. A Empresa é o empresário, pois empresário é quem exercita a atividade econômica organizada, de forma continuada. Nesse sentido, a Empresa pode ser uma pessoa física ou uma pessoa jurídica, pois ela é titular de direitos e obrigações. Quando alguém diz "arrumei um emprego em uma empresa", temos a palavra empresa empregada com esse significado.

2-Perfil Funcional. A empresa é uma atividade, que realiza produção e circulação de bens e serviços, mediante organização de fatores de produção (capital, trabalho, matéria prima etc.). Quando se diz "a empresa de estudar será proveitosa", temos a palavra empresa empregada com esse significado.

3-Perfil Objetivo. (patrimonial). A empresa é um conjunto de bens. A palavra empresa é sinônima da expressão estabelecimento comercial. Os bens estão unidos para uma atividade específica, que é o exercício da atividade econômica. Como exemplo desse significado, podemos dizer "a mercadoria saiu ontem da empresa".

4-Perfil Corporativo. A empresa é uma instituição, uma organização pessoal, formada pelo empresário e pelos colaboradores (empregados e prestadores de serviços), todos voltados para uma finalidade comum.

Portanto, entende-se como empresa umaorganização econômica que se propõe a produzir através da combinação dos diversos elementos, natureza, trabalho e capital, bens ou serviços destinados à venda, com objetivo de gerar lucros, com a responsabilidade daquele que reúne, coordena e dirige tudo, isto é, o empresário.

Conceito de Gestor

Segundo Henri Fayol, o gestor é definido pelas suas funções no interior da organização: é a pessoa a quem compete a interpretação dos objetivos propostos pela organização e atuar, através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com