TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia economica

Por:   •  20/4/2015  •  Resenha  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 5

Nome: Wanderson Barbosa de Souza

Complemento de Bacharel Livre

Tema: Síntese da história da hermenêutica Bíblica  

      Um entendimento correto da história da hermenêutica bíblica é muito útil para aqueles que estão estudando as escrituras, servindo de advertência para não se cometer a alguns maus entendidos e erros do passado, praticamente desde o princípio alguns ouvintes e leitores da mensagem bíblica tardaram em assimilar as verdades espirituais neles contidas. Os profetas reclamavam que Israel era insensato e rebeldes. A situação não era diferente no tempo do novo testamento, as pessoas distorcem não apenas as cartas de Paulo, mas também as demais escrituras.

            O povo judeu tinha uma grande vantagem, pois Deus confiou a eles os seus oráculos, portanto esse tesouro nem sempre dirigiu as atitudes dos judeus que ignoraram as leis e perseguiram os profetas. Quando os judeus retornaram do exilio babilônico foram necessário que tivessem o Targum para que pudessem ser guiado na interpretação das escrituras, esses ensinamentos orais tornaram um suplemento fixo e crescente para o texto bíblico.

            No início da era crista, os rabinos judaicos faziam uma distinção entre dois sentidos do texto: o peshar e o remaz, e havia também o sentido derush das escrituras e o quarto método usado na interpretação judaica era o sôd. A exegese que tratava de assuntos históricos ou dogmáticos era chamado de midrash de hagadot, a interpretação judaica era determinada por sua própria estrutura teológica e pelos objetivos da comunidade em que as escrituras desempenhavam um papel, três grupos importante ajudaram a formular os diferentes aspectos da interpretação judaica; os rabinos – depois da época de Esdras e dos mestres, ou tanna´ ím que vieram após a revolta dos macabeus, deu se início a uma tradição que acabou resultando em grandes coleções de escritos que na era crista ficaram conhecidos com mishnah, o gemara e o talmude; as seitas de qumrâ – A comunidade de qumrâ é mais conhecida pelo conjunto de papiros do mar morto que foi encontrado em 1947 e em anos subsequentes; e a diáspora judaica – a terceira forma de hermenêutica judaica foi aquela que surgiu entre os judeus da diáspora, especialmente aqueles em Alexandria, no Egito.

               Existe 224 citações diretas do antigo testamento dentro do novo testamento, sendo que cada uma é introduzida por uma expressão típica, os escritos do novo testamento dialogavam com o antigo testamento. Um ponto de vista muito comum é o de que os escritores do novo testamento usavam o método medrash ou pesher de interpretação do antigo testamento.

           As interpretações do período dos pais da igreja primitiva e dos primeiros séculos cristãos tendem a se encaixar em três principais escolas: a de Alexandria – o primeiro grande mestre dessa escola foi Tito Flávio Clemente, ele adotou o método alegórico de Filo e propôs o princípio de que as escrituras deveriam ser compreendidas alegoricamente: a de Antioquia – o lema dessa escola era theoria, que vem do grego ver, eles afirmavam que o sentido espiritual não podia de forma alguma ser separado do sentido literal, como acontecia na escola Alexandria: e a do ocidente – essa escola parecia ser mais eclética em seus métodos de interpretação, pois incluía alguns elementos da escola alegórica de Alexandria, mas também incorporava alguns princípios de Antioquia, sua característica era colocar em primeiro plano um elemento que até então não tinha sido uma questão importante, a autoridade da tradição na interpretação da bíblia.

          A idade média não foi a época mais brilhante da igreja e nem da hermenêutica bíblica e nem dos membros do clero, sem mencionar os leigos, eram ignorantes até mesmo sobre o que a bíblia dizia. A interpretação de sentido quádruplo continuou sendo adotada conforme a proposta dos pais da escola do ocidente, o que ganhou importância foi o princípio de que a interpretação da bíblia precisava adaptar se as tradições e doutrinas da igreja. As figuras chaves desse longo período entre os anos de 600 e 1500 foram os vitorinos do mosteiro de são Vitor em paris. Além da ênfase na formação doutrinaria, o trabalho dos pais da igreja também teve um forte tom evangelístico e apologético, dessa forma a hermenêutica dos pais da igreja deve ser entendida á luz dessa tarefa dual: formar doutrina e comunicar o evangelho fora da igreja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com