TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Bovespa

Pesquisas Acadêmicas: História da Bovespa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.355 Palavras (10 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 10

1-Tema: Bovespa

Trabalho apresentado como exigência para a avaliação do primeiro bimestre, em disciplina do primeiro semestre do curso de Recursos Humanos da Universidade Uniesp, sob a orientação do professor do semestre Ricardo Heitor.

2-Introdução

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA). O objetivo do trabalho é mostrar a história da BOVESPA.

3-BOVESPA

Localizada no centro da maior cidade brasileira, na rua XV de Novembro, conforme pode ser visualizado na figura 1, a BOVESPA (Bolsa de Valores de São Paulo) é hoje, a maior bolsa de valores da América Latina. De acordo com Filho e Ishikawa, os mercados disponíveis para negociação na BOVESPA são: a vista (ações), opções sobre ações e a termo (compra diferida de ações).

Segundo Fortuna, ações são títulos que representam frações do capital de uma empresa. Empresas desse tipo são denominadas “Sociedades Anônimas”, podendo ser de capital aberto ou fechado. As ações encontram-se divididas em dois grupos, a saber:

Ações Ordinárias: São aquelas que conferem ao seu titular o direito de votar nas assembleias gerais de acionistas e nas assembleias extraordinárias.

Ações Preferenciais: Estas não dão direito a voto ao titular, mas tem prioridade no recebimento de dividendos e, em caso de dissolução da sociedade, têm preferência no reembolso do capital.

Histórico: Fundada em 23 de agosto de 1890 por Emilio Rangel Pestana, a Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) tem uma longa história de serviços prestados ao mercado de capitais e à economia brasileira. Até 1966, a BOVESPA e as demais bolsas brasileiras eram entidades oficiais corporativas, vinculadas às secretarias da fazenda dos governos estaduais e composta por corretores nomeados pelo poder publico. Desde então, o desenvolvimento da BOVESPA tem sido constante, tanto no campo tecnológico como no plano da qualidade dos serviços prestados aos investidores, às empresas de capital aberto que tem ações negociadas e aos intermediários do mercado.

Em relação à intermediação das negociações de títulos entre a BOVESPA e os investidores, esta usualmente era realizada pelos corretores individuais, pessoas de confiança de cada investidor, que foram substituídos pelas sociedades corretoras e posteriormente pelas corretoras de valores, sociedades de capital fechado normalmente pertencente aos bancos.

Em relação à sua evolução tecnológica, em 1972 a BOVESPA foi pioneira na implantação do pregão automatizado, viabilizando a disseminação de informações em tempo real através do uso de uma ampla rede de terminais computadorizados; nos anos 80 implantou o Sistema Privado de Operações por Telefone (SPOT) e em 1990, foram iniciadas as negociações através do Sistema de Negociação Eletrônica - CATS (Computer Assisted Trading Sistem), que operava simultaneamente com o sistema tradicional de Pregão Viva Voz. Em 1997, foi implantado com sucesso o novo sistema de negociação eletrônica da BOVESPA, o Mega Bolsa, que além de utilizar um sistema tecnológico altamente avançado, amplia o volume potencial de processamento de informações e permite que a BOVESPA consolide sua posição como o mais importante centro de negócios do mercado latino-americano.

A ampliação do uso da informática marca as atividades da BOVESPA e em 1999, com o lançamento do Home Broker e do After-Market, torna viável a participação de pequenos e médios investidores neste mercado. O Home Broker, permite que o investidor, por meio do site das Corretoras na Internet, transmita sua ordem de compra ou de venda diretamente ao Sistema de Negociação da BOVESPA. Neste sentido, o sistema da BOVESPA é único no mundo. Nos Estados Unidos, as ordens são executadas, em sua maioria, fora do âmbito das bolsas de valores e, portanto, nem sempre ao melhor preço.

O After-Market é outra inovação da BOVESPA, também pioneira em termos mundiais, que oferece a sessão noturna de negociação eletrônica. Além de atender aos profissionais do mercado, este mecanismo também é interessante para os pequenos e médios investidores, pois permite que enviem ordens por meio da Internet também no período noturno. Desde o inicio de 2006 a Bolsa de Valores de São Paulo, opera somente em pregão eletrônico:

Atualmente, a BOVESPA é o maior centro de negociação de ações na América Latina, destaque que culminou com um acordo histórico para a integração de todas as bolsas brasileiras em torno de um único mercado de valores - o da BOVESPA.

a) Relevância: refletir os mercados e ativos de interesse dos investidores;

b) Abrangência: incluir todas as oportunidades disponíveis;

c) Passível de investimento: todos os participantes devem poder igualar os retornos do índice, adquirindo seus componentes;

d) Estabilidade de componentes: deve haver poucas alterações em seus componentes, adaptando-se sempre às mudanças do mercado;

e) Estilo de investimento e perfil de risco: devem ser claramente definidos e informados aos investidores;

f) Divulgação: ampla divulgação dos retornos do índice, de seus componentes (eventos societários, número de ações, valor de mercado, etc.) e de sua metodologia, bem como d custo de sua obtenção;

g) Confiabilidade: boa tecnologia de acompanhamento e elaboração, com poucos equívocos em sua série;

h) Informação histórica: deve estar disponível

De acordo com Fortuna, o objetivo de um índice de preços de um ativo ou produto é informar o histórico de comportamento desses preços, dentro do intervalo de tempo em que eles estiverem sendo observados.

Um índice de preços do mercado também tem como finalidade anteceder uma tendência. O comportamento destes índices, por conterem nele o preço das ações negociadas, funciona como uma referencia direta para análise do comportamento dos preços individuais das ações que o compõem. A bolsa de valores nos informa diariamente não só as cotações das empresas que estão nela registradas, como também, o valor do índice de mercado, Os índices a seguir referem-se a preços e volumes das ações negociadas, e que são utilizados com o propósito de traduzirem a liquidez do mercado:

IBOVESPA - Índice BOVESPA:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com