TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Havaianas

Artigo: História da Havaianas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Artigo  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

História da Havaianas

O Nascimento de Havaianas

A companhia foi fundada em 1907, na cidade de São Paulo, por investidores de origem britânica, para produzir e vender Alpargatas. Nos anos 30 e 40 a Companhia começou a diversificar sua linha de produtos, das tradicionais ALPARGATAS para outros tipos de calçados, como sapatos de couro, sandálias e tênis.

Em 1940 mudou o nome definitivamente para São Paulo Alpargatas S.A, expandindo suas linhas de tecidos e de manufatura de lonas e coberturas para indústria de confecções. Nos anos 50 a Alpargatas lança o primeiro jeans brasileiro e na década de 60, chegam ao mercado as Sandálias Havaianas.

A primeira Havaianas surgiu 1962. Foi inspirada em uma típica sandália japonesa chamada Zori em tecido e solado de palha de arroz. Por essa razão, o solado de borracha de Havaianas possui uma textura que reproduz grãos de arroz, um dos muitos detalhes que a torna inconfundível.

Desde a fabricação do primeiro par de sandálias o objetivo da empresa era criar um produto de alta escala de produção e preço acessível, visando atender as classes C,D e E.

Era um produto inovador à época, produzido a partir da borracha sintética e de baixíssimo custo de produção.

E em 1970 O famoso slogan “ HAVAIANAS” foi então lançado.

Basta ouvir a frase “ Não deformam, não soltam as tiras e não tem cheiro” para se lembrar dos comerciais protagonizados pelo comediante Chico Anysio durante as décadas de 70 e 80.

1980 -Nesta época, já eram vendidos mais de 80 milhões de pares de Havaianas por ano. As Havaianas eram tão fundamentais na vida do brasileiro que, na década de 80, foram consideradas como um dos itens da cesta básica, assim como feijão e arroz.

Nos anos 90, a empresa sofreu uma reestruturação, com o intuito de transformar a cultura focada na produção para uma cultura com foco no mercado.

Nesta década, a empresa abandonou diversos negócios não rentáveis e outros que não faziam parte da nova estratégia da Companhia.

Foi nesta época que a empresa encerrou as atividades de confecções e também a parceria com a Nike. Para produção do calçado no Brasil.

Embora as sandálias Havaianas fossem exportadas desde 1994, a abordagem de exportar a marca ganha mais impulso e em 2001 as Havaianas se tornam mania nacional e internacional. São estampadas nas páginas de grandes veículos de comunicação mundiais.

Embora já vendam 8 milhões de unidades por ano no exterior, em 63 países, ainda provocam filas de espera.

A comunicação de Havaianas passa por uma grande transformação. Na TV, pessoas famosas como Malu Mader,Bebeto, e Luana Piovani mostravam seus pés. Era verdade: Todo mundo usava Havaianas. Nas revistas, a explosão de cores e as imagens divertidas dos anúncios traduziam o alto astral da marca.

O glamour surgiu a partir da revitalização da marca em 1994, com o lançamento da Havaianas TOP, até então as Havaianas tradicionais existiam somente em 5 cores. Essa estratégia de revitalização inclui o lançamento de cores e tendências da moda, embalagens, novos expositores e propaganda direcionada para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com