TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hábitos de consumo de brasileiros

Resenha: Hábitos de consumo de brasileiros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Resenha  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

São Paulo - Entre 2012 e 2013 os cinco segmentos que tiveram maior crescimento de gasto médio foram: habitação, serviços pessoais (manicure, cabelereiro, massagem, etc.), artigos de limpeza, fumo e alimentos fora do lar.

A constatação faz parte de uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel sobre os hábitos de consumo dos brasileiros, que incluiu a visita a 11.300 lares de todos os estados do país.

Além de mostrar quais gastos tiveram maior crescimento, o estudo levantou as despesas que mais pesam no orçamento.

Segundo o resultado, a habitação - que inclui a compra e manutenção de imóveis e aluguel - foi o maior gastos das famílias brasileiras em 2013.

Em seguida, na ordem do mais para o menos representativo, os maiores gastos foram com: alimentação dentro do lar, vestuário, alimentação e bebidas fora do lar, higiene pessoal, lazer, saúde, transporte, serviços pessoais e comunicação (TV a cabo, internet, contas telefônicas).

Já em 2012, os gastos de maior peso, em ordem descrescente, foram com: alimentação dentro do lar, transporte, vestuário, educação, serviços financeiros, alimentação e bebidas fora do lar, saúde, fumo, cerimoniais e festas e serviços pessoais.

O estudo mostra, portanto, que passaram a ser prioridade no orçamento familiar os gastos com habitação e alumas despesas mais superficiais, como com alimentação fora do lar, vestuário e lazer.

A pesquisa não mostrou exatamente quanto cada gasto representa no orçamento, apenas avaliou quais foram as principais despesas de cada família, por isso os dados acima não aparecem em termos percentuais.

Os dados sobre os gastos prioritários estão em linha com os dados sobre os gastos que tiveram maior aumento: em ambos os casos despesas não essenciais aparecem em destaque, como com alimentação fora do lar, vestuário, lazer e serviços pessoais.

O levantamento também concluiu que dentro da alimentação fora do lar, o campeão nos gastos é o café da manhã e que bebidas quentes entre as refeições, como chá, café com leite e chocolate, também colaboraram para o aumento nos gastos.

Veja no gráfico a seguir a lista dos gastos que mais cresceram de 2012 para 2013, segundo a Kantar Worldpanel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com