TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDICADORES FINANCEIROS E SEUS USOS

Por:   •  31/7/2019  •  Dissertação  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 4

Analisar a saúde financeira de uma empresa, ou comparar uma empresa com outras é uma atividade que diversos profissionais precisam realizar. Sejam investidores, ou credores é importante saber como a empresa está evoluindo e quais são as perspectivas futuras.

Os dados presentes nas demonstrações financeiras sozinhos podem significar pouco para fazer uma análise. Por exemplo, se dissermos que uma empresa lucrou R$100mil no ano, pode parecer muito, mas e se esse lucro representa apenas 1% do capital investido pelos sócios? Ou ainda se esse lucro foi majoritariamente gerado por ganho financeiro e não pelo operacional da companhia, isso é bom?

Neste momento entendemos que precisamos de um método para poder quantificar e enxergar coisas que não são facilmente observadas apenas olhando as demonstrações financeiras. E para resolver esse problema temos os indicadores financeiros.

É importante observarmos que o ponto de partida da análise se da por meio da relação entre partes das demonstrações financeiras das empresas e também é essencial que os indicadores financeiros sejam calculados após a padronização das demonstrações financeiras. Também não existe uma receita para fazer uma boa análise de uma empresa a qualidade da análise dendê do analista.

Podemos dividir os indicadores em dois grandes grupos:

• Indicadores de Financeiros; e

• Indicadores Econômicos.

Dentre os indicadores Financeiros temos os chamados Indicadores de Liquidez, esses destinam-se principalmente aos credores de curto prazo, pois, o seu principal objetivo é medir se os bens e direitos da empresa são suficientes para cobrir suas obrigações.

Abaixo seguem os Indicadores de Liquidez e seus objetivos:

Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante

Este índice indica o quanto possuímos em numerários, propriamente ditos, mais os rapidamente realizáveis em relação aos nossos credores a curto prazo.

Liquidez Seca = (Ativo Circulante - Estoques) / Passivo Circulante

Mede-se a situação financeira da empresa, desprezando seu estoque, que é considerado um grupo de risco, pois é passível de roubo, obsoletismo, deterioração e o mais importante, não conseguir ser vendida.

Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)

Este índice é um dos mais significativos índices utilizados pelos emprestadores e capitais pois, mede a situação total dos bens e direitos da empresa, eliminando os possíveis arranjos nas classificações de contas entre longo e curto prazo.

Em todos Indicadores de Liquidez devemos realizar a análise da seguinte forma:

• Maior que 1: Resultado que demonstra folga no disponível para uma possível liquidação das obrigações.

• Se igual a 1: Os valores dos direitos e obrigações a curto prazo são equiva-lentes

• Se menor que 1: Não haveria disponibilidade suficientes para quitar as obrigações.

Dentre os Indicadores Financeiros, também temos os Indicadores de Atividade. Estes indicadores são dinâmicos, isto é, permitem a análise da operacionalidade da empresa, ou melhor, quanto tempo em média a empresa leva para receber suas vendas, pagar suas compras e renovar seu estoque.

Prazo Médio de Renovação dos Estoques = Estoque Médio / Custo das Vendas x 360

Neste índice, mede-se quantas vezes a empresa renovou seu estoque em função

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com