TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERFERÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DA CANA DE AÇUCAR E ALGUMAS PRÁTICAS PARA CONTROLE

Por:   •  19/5/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

A INTERFERÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DA CANA DE AÇUCAR E ALGUMAS PRÁTICAS PARA CONTROLE

Nome

RESUMO:

O grau elevado de interferência no desenvolvimento de plantas vizinhas e a concorrência pelos recursos naturais (luz, água, nutrientes do solo), fazem com que as plantas daninhas sejam as maiores rivais das lavouras. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo mostrar a interação das plantas daninhas e algumas práticas isoladas de controle, bem como, práticas conjuntas para controlar plantas daninhas na cultura da cana-de açúcar. A plantas daninhas possuem uma enorme interferência sobre o surgimento e desenvolvimento da cana-de-açúcar, sendo essencial que haja um manejo adequado da cultura, melhorando assim, a produção.

Palavras-chave: Cana de açúcar; Plantas daninhas; Controle.

1 INTRODUÇÃO

A Cultura da cana-de-açúcar se destaca entre as mais importantes do Brasil, co-gerando energia elétrica e produzindo matéria-prima para indústria sucroalcooleira. Esta cultura se tornou importante para o país, a partir da década de 70, na medida em que este setor da agroindústria brasileira foi solicitado para contribuir com a solução da emergente crise energética, diante da sua potencialidade de produzir energia através de uma fonte renovável (AZANIA, 2004). O programa do álcool (Proálcool), por intermédio de incentivos que iam desde a instalação de destilarias até o fornecimento de crédito agrícola diferenciado para quem desejar se tornar produtor de cana-de-açúcar, impulsionou o desenvolvimento de algumas regiões do Estado de São Paulo, especificamente as regiões de Ribeirão Preto, Piracicaba, Araraquara, Barra Bonita a Limeira e Oeste Paulista (LOPES, 1996).

A interferência negativa da presença de plantas daninhas, quem festa mais áreas cultivadas é um dos pontos mais críticos durante o processo de produção de cana-de-açúcar. Essas plantas competem por recursos limitados do meio (luz água e nutrientes), inibindo a brotação da cana de açúcar através da liberação de substâncias alopáticas, hospedando pragas e doenças comuns na cultura, até mesmo, interferindo no rendimento da colheita. A presença de um ou mais componentes que podem interferir negativamente, pode idade e qualidade da cana-de-açúcar colhida, diminuída também o número de cortes economicamente viáveis (LORENZI, 1988).

Vale ressaltar que, a interferência é um fenômeno recíproco, sendo assim, a própria cultura possui capacidade de limitar o desenvolvimento de plantas daninhas. A determinação da época e a extensão dos períodos de convivências tolerados pela cultura são obtidos através de estudos periódicos críticos de interferência. Porém, os trabalhos que existem na literatura não são conclusivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com