TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERVENÇÃO DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

Trabalho acadêmico: INTERVENÇÃO DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.366 Palavras (14 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

2 ROTINA OBSERVADA

3 REFERENCIAL TEÓRICO

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................

REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

Este trata-se de um relatório final de estagio supervisionado, no qual é de suma importancia para a vida academica.Visou-se neste estagio.

A experiência do estágio é essencial para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados. Ao chegar à universidade o aluno se depara com o conhecimento teórico, porém muitas vezes, é difícil relacionar teoria e prática se o estudante não vivenciar momentos reais em que será

preciso analisar o cotidiano (MAFUANI, 2011).

O estágio supervisionado vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas. Ele é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Além de ser um importante instrumento de integração entre universidade, escola e comunidade. Por isso, o presente estudo foi desenvolvido a fim de trazer a publico a importância do Estágio Supervisionado no processo de formação do profissional docente. Também relata a importância da experiência prática aliada aos conhecimentos teóricos na vida dos acadêmicos

de graduação.

O projeto de intervenção que eu realizeifoi sobre os jogos matemáticos. Os Jogos Matemáticos auxiliam o professor nesse trabalho, pois alia a atividade lúdica com a aprendizagem, despertando interesse pelo assunto. Após realização de pesquisas e leituras para referencial teórico sobre o tema, foi confeccionada uma unidade didática. O trabalho com Jogos Matemáticos proporcionou a confecção de material, que dá subsídio aos professores no desenvolvimento das operações com Números Inteiros, de maneira que o aluno possa aplicar os conhecimentos adquiridos durante as jogadas, e posteriormente no momento da resolução dos problemas envolvendo o referido conjunto numérico.

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O presente estágio foi realizado na Escola Principe da Paz situada à SQ 11 Qd 12 Número 07 Cidade Ocidental, estado de Goiás.

Turnos: Matutino 7h às 11h30m e vespertino 13h às 17h30m

Cursos ofertados: O Colégio Principe da Paz, tem por finalidade ministrar a Educação infantil, ensino fundamental do 1º ao 5º ano.

A escola contempla este ano 207 dias letivos.

È uma instituição particular, a população atendida pela escola é constituida de moradores existentes em nossa comunidade com nível sócio econômica média/baixa.

A instituição conta com uma pequena estrutura física contendo 5 salas de aula, 1 secretaria, 1 pátio interno, cozinha, banheiros masculinos e femininos e para os professores, biblioteca, sala de vídeo e tv e laboratório de informática.

A escola propõe uma prática educativa adequada ás realidades sociais, politicas, econômicas e culturais dos valores da comunidade garantindo uma aprendizagem, sem quaisquer preconceitos e discriminação, com base nos seguintes princípios:

I – igualdade de condições para sua permanência na Escola;

II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensa mento,

a arte e o saber;

III – pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;

IV – valorização dos profissionais de educação escolar;

V – gestão democrática do ensino;

VI – respeito à liberdade e apreço à tolerância;

VII – garantia do padrão de qualidade do ensino;

VIII – valorização da experiência extraclasse;

IX – vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

2 ROTINA OBSERVADA

Durante o estágio realizado na Escola Principe da Paz observado da rotina na instituição, horário de entrada na escola no turno matutino 7hs, horário do lanche 9 hs com acolhida (música e oração) antes do lanche, após o lanche inicia-se a aula, com termino às 11h30m. Turno vespertino entrada 13h saída 17h30m intervalo para o lanche 15h.

A rotina segue o cumprimento da grade curricular, educação infantil e ensino fundamental de 2ª a 6ª feira.O calendário escolar conta com os seguintes aspectos: etapas letivas, recessos, períodos para os estudos de recuperação, comemorações, feriados e férias escolares.

O planejamento é realizado uma vez por semana e a biblioteca pode ser usada de acordo com a necessidade de cada turma.

O professor tem total domínio da turma sua metodologia é tradicional mas procura contextualizar, tornando as aulas interessantes, ela segue o livro adota pela escola. Os alunos são participativos a professora atenciosa e dedicada com seus alunos, o rendimento é bom apesar de dois alunos terem dificuldade na leitura.

Quanto ao relacinamento entre aluno e professores percebe-se que os professores em sua prática pedagógica procuram criar um clima de respeito e amizade entre eles. Os conteúdos são trabalhados de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com