TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Anos Iniciais Ensino Fundamental

Por:   •  4/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  800 Visualizações

Página 1 de 5

Curso: Pedagogia

Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul

Nome: Camila Silveira Martins Correia

RGM: 17579244

Disciplina: Estágio Supervisionado anos iniciais do ensino fundamental Ano/semestre de realização do estágio: 2019/5º SEMESTRE


CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Nome da escola: EPG Nelson de Andrade

Endereço/ região da cidade em que se situa: Rua Berilo, 190, Cidade Parque Brasília, CEP: 07243-100 / Guarulhos-SP.

Dependência administrativa: Publica

Diretoria: Diretoria de ensino Guarulhos- SUL

Ano e nível escolar observado: 1º ano do ensino fundamental

A escola atende todos os anos do ensino fundamental e quatro salas do ensino infantil, a escola é ampla possui oito salas de aulas, sala da diretoria, sala dos professores, quadra, parquinho, cozinha, banheiros, pátio coberto, dispensa, lavanderia, sala da secretaria e área verde.

Em cada sala de aula há um retroprojetor, aparelho de som, lousa e armário para os professores. A secretaria conta com computadores, telefones, aparelho de fax e impressoras. Há três cozinheiras, duas faxineiras.

Introdução

Foram realizadas 100 horas de estagio nos anos iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de proporcionar ao aluno a teoria apresentada a pratica utilizada nas salas do ensino fundamental I.

O estágio foi desenvolvido de 13/03 a 18/04/2019 na 1ª serie C do ensino fundamental na escola Municipal Nelson de Andrade, onde o objetivo foi analisar e intervir na realidade escolar sondando a organização e o funcionamento educacional, aprendendo a vivenciar experiências, significativas para formação profissional.

Reflexões sobre a realização do estágio de observação e participação

Segundo o filósofo Paulo Freire: - “A educação não transforma o mundo e sim pessoas, e as pessoas transforma o mundo”. E a missão do docente é educar e não desanimar diante dos obstáculos.

Com pouco conhecimento prévio e ainda em pesquisas e leituras, percebi metodologicamente, a capacidade e a criatividade de cada aluno, identifiquei o valor que cada aluno tem, cada um com sua historia, sua personalidade, interpretação e reconhecimentos dos assuntos abordados dentro das atividades em sala de aula.

Perfil dos professores

A partir da observação das aulas de Edina Silva professora a qual acompanhei durante o estagio de 100 horas, posso afirmar que a mesma utiliza como prática pedagógica, vários métodos de ensino, como por exemplo: contação de histórias, musicalidade, aula dialogada e expositiva, desenhos, jogos e brincadeiras, DVDs educativos dentre outros métodos e recursos que auxiliam no processo de aprendizagem.

A professora segue um plano de aula. Faz constantemente avaliações, sonda os alunos acerca de seu aprendizado, para que os alunos tenham um bom aprendizado.

A professora Edina atua como professora no ensino fundamental há 14 anos. A sala do 1ºC é composta por 36 alunos, percebi que muitos ainda possuem muita dificuldade com números, letras, palavras enfim a professora faz um ótimo trabalho, porem com um numero tão alto de crianças em uma única sala fica difícil desenvolver melhor cada criança, mas a professora utiliza de vários métodos para desenvolve – los.

Foco

  1. Arte e lúdico
  2. O Professor como Gestor em sala de aula

  1. Arte e lúdico

A escolha do foco Arte e Lúdico no meu consenso são importantes, pois no estagio no 1ºC mostrou que através das brincadeiras e jogos as crianças abandonam suas frustrações e constrangimentos e se desenvolve a sua própria personalidade.

O lúdico na fase inicial é de extrema importância e é através das brincadeiras e jogos de movimento natural e espontâneo ocorre à recreação.

A infância é uma aprendizagem necessária para a vida adulta, é na brincadeira que ela se torna criativa e espontânea. E com as brincadeiras lúdicas percebemos suas dificuldades motoras, intelectuais e afetivas. Alexi Leontrew afirma que é na atividade lúdica que o educando desenvolve sua habilidade de subordinar-se a uma regra, mesmo quando em estimulo direto o impele a fazer algo “diferente”.

Dominar as regras significa dominar seu próprio comportamento, aprendendo a controlá-lo e aprendendo a subordiná-lo a um propósito definido.

A escola dispõe aos seus alunos jogos e parquinho para o desenvolvimento da criança seja na idade inicial ate no fundamental I.

 [...] A atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável à prática educativa. O jogo é, portanto, sob suas duas formas essenciais de exercício sensório-motor e de simbolismo, uma assimilação do real a atividade própria, fornecendo a este seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. (Piaget, 1962 e 1976, pág. 37).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (64.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com