TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idéias do mercantilismo

Artigo: Idéias do mercantilismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2014  •  Artigo  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Mercantilismo é o nome dado a um conjunto de práticas económicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII. O mercantilismo originou umconjunto de medidas económicas diversas de acordo com os Estados. Caracterizou-se por uma forte intervenção do Estado na economia. Consistiu numa série de medidas tendentes a unificar o mercado interno eteve como finalidade a formação de fortes Estados-nacionais.

O mercantilismo em si não pode ser considerado como uma teoria unificada de economia. Na realidade não houve escritores mercantilistas queapresentassem um esquema geral do que seria uma economia ideal, tal como Adam Smith faria mais adiante para a economia clássica. O escritor mercantilista tendia a concentrar a sua atenção numa áreaespecífica da economia.7 Somente após o período mercantilista é que estudiosos, como Eli F. Heckscher, integrariam as diversas ideias no que chamariam mercantilismo. Heckscher vê, nos escritos da época,um sistema de poder político e, ao mesmo tempo, um sistema de regulamentação da actividade económica, um sistema proteccionista e um sistema monetário com a teoria da balança comercial. Contudo,alguns teóricos recusam completamente a ideia mesma de uma teoria mercantilista, alegando que esta dá "uma falsa unidade a fatos díspares". O historiador do pensamento Economico Mark Blaug faz notar que omercantilismo foi qualificado posteriormente como "bagagem incómoda", "diversão de historiografia", e de "gigantesco globo teórico".

MERCANTILISMO

O Absolutismo éformado na Europa por volta do séc. XV e XVI. Os reis absolutistas precisavam de dinheiro para pagar soldados e funcionários públicos, adquirir armas e navios, construir estradas e manter o luxo da corte.Naquele período um Estado forte era sinónimo de um Estado com bom exército, pois uma simples guerra colocaria a perder os interesses tanto da nobreza quanto da burguesia local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com