TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos no Brasil

Por:   •  6/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

Impactos no Brasil

 A crise de 1929 também teve um impacto muito grande no Brasil, muito dependente do único produto de exportação brasileira na época, o café. Mas além de gerar uma quebra na economia do pais também provocou mudanças no cenário político que já durava mais de trinta anos.

Nos anos de 1894 a 1930, o presidente da república era eleito pelos paulistas donos da cafeicultura chamados de barões do café num mandato, e no outro pelos mineiros, isso era chamado de política café com leite, assim formou uma economia sobre o café praticamente o único produto exportado do Brasil.

Em 1929, O Brasil era muito dependente da exportação de café mas com a queda nos mercados provocou uma forte baixa nos preços internacionais do produto, sendo que o Brasil possuía uma grande dívida externa que precisava ser paga com essas exportações.

Além da alta queda nos preços, a crise provocou uma grande diminuição no consumo de café do mundo e na renda, prejudicando ainda mais as vendas de café. A cotação da saca no mercado internacional, caiu quase 90% em um ano.

Na tentativa de diminuir os prejuízos já tomados, o governo comprou uma grande parte dos estoques e queimou cerca de 80 milhões de sacas do produto. A ideia era queimar para diminuir a oferta e aumentar o preço do produto pois o Brasil era o maior exportador do mundo.

Então o foco do poder do pais foi deslocado para Getúlio Vargas, que se tornou presidente após a revolução de 1930, na vista política a crise foi importante porque desviou o foco em Getúlio Vargas para um projeto futuro de industrialização.

O novo presidente sabia que mesmo com fim da oligarquia paulista não podia deixar de lado o café, criou uma nova política de defesa da cafeicultura na tentativa de equilibra os preços e evitar superprodução.

A Crise no mundo

O principal nome entre as economias capitalista desdá primeira guerra mundial, os Estados Unidos praticamente dominavam o comercio do mundo inteiro e tinham relações comerciais com grande maioria dos países do mundo. Deste modo mostrou que a crise originada nos Estados Unidos atingiu todo o mercado internacional. Menos em solo soviético que apresentou em sua economia socialista uma proteção contra os graves prejuízos da crise americana, que ao longo dos anos trinta, tornou-se mundial.

Na Europa Ocidental os efeitos dessa crise foram desastrosos, principalmente nas economias que já estavam “destruídas”, como no caso da Alemanha, após primeira guerra mundial, Em 19933, o ano em que Hitler se fortaleceu ao poder, a hiperinflação havia destruído o poder de compra alemã e o desemprego chegou a atingir mais de 1 terço dos trabalhadores. Nesse período percebemos uma relação com o aumento do caos econômico da Alemanha junto com fortalecimento do partido nazista

Keynesianismo

O keynesianismo e uma teoria de economia do século XX, baseada nas ideologias econômicas do inglês John Maynard Keinesn, que defendia a ação do estado na economia do pais, com objetivo de atingir o pleno emprego.

Suas principais defesas eram a intervenção estatal na economia, principalmente em iniciativa privadas onde não tem capacidade ou não desejam atuar, também eram contra o liberalismo econômico, defendiam ações políticas voltadas para o protecionismo econômico, outra característica era a defesa de medidas econômicas estatais que focam na garantia do pleno emprego. Isso seroa alcançado com o equilíbrio entre a demanda e capacidade de produção. O estado tem que estimular economias em momentos de crise e recessão econômica, a intervenção do estado deve ser feita através do comprimento de uma política fiscal para que não haja um grande crescimento na inflação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com