TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do estudo do comportamento organizacional

Relatório de pesquisa: Importância do estudo do comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.419 Palavras (6 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 6

Comportamento Organizacional é uma parte da administração que tem como objetivo e estudo do comportamento humano, que visa compreender, prever, explicar e, se necessário, alterar os comportamento das pessoas dentro das organizações. Visando um aumento de produtividade com a alocação correta de cada indivíduo, pois os colaboradores são distintos, cada qual com característica específica. Sendo assim sem o estudo podemos estar com pessoas alocadas em funções que poderiam estar tendo um rendimento bem mais satisfatório, se colocadas no lugar certo. Na maioria das vezes a alocação feita instantemente e por histórico de trabalho do colaborador, onde é um erro que às vezes dá certo, para se minimizar é aplicado o estudo de comportamento.

Sistema fechado é quando a organização é considerada como maquina não dando consideração o ser humano e sim valorizado a sua estrutura material, mais que a humana, limitando as ações de liberdade dos funcionários.

Não apresentam intercâmbio com o meio-ambiente, não influenciando nem recebendo influência do mesmo. Não existe, no entanto, sistema totalmente fechado, na concepção exata da palavra. Os autores têm assumido para este tipo de sistema tudo aquilo que é rigidamente determinado, ou seja, os chamados sistemas mecânicos.

Podemos considerar que o sistema fechado seria quase que militar no meu ponto de vista onde o autoritarismo reina, onde se é obrigado a seguir regras, horários e procedimentos burocráticos que só levam a monotonia, estafa e desgaste do ser humano, gerando um menor rendimento onde vai influenciar negativamente na rentabilidade da organização.

Já o sistema aberto tende a valorizar o ser humano, onde a organização é considerada como um grupo de pessoas e não um amontoado de maquinas há uma ênfase maior no psicológico dos colaboradores onde o trabalho em grupo gera maior rendimento uma vez que os mesmos não sofrem com regras rígidas que só geram estafa mental que vai gerar queda de rendimento e satisfação no trabalho que vai realizar, são empresas que estão em permanente intercâmbio com o seu ambiente e se caracterizam por equilíbrio dinâmico, trocam matéria e energia constantemente com o meio ambiente.

No sistema aberto afirmamos que há para o colaborador a atribuição de maior autonomia, é delegado mais poderes, e existe naturalmente maior confiança da organização para com o colaborador, existe uma maior interação em os membros da organização onde naturalmente existe um cerco inconsciente, natural de vigilância nas atividades.

COMPARAÇÃO DOS SISTEMAS FECHADO E ABERTO

SISTEMA FECHADO SISTEMA ABERTO

Autoritarismo Democrático

Não influencia ambiente Influenciam o ambiente

Baixo rendimento Alto rendimento

Individualista Grupal

1 - Inovação é novas ideias, sem ser necessariamente original.

2 - Inovação Perceber que algo está monótono e criar alternativas, ações, para que se torne diferente.

3 - inovação é aquilo que já esta acostumada a fazer e fazemos de forma diferente e prazerosa fazer algo de que já faz só que diferente mais atraente e que provoca desejo de ter as pessoas.

4 - Melhorar o que já esta fazendo

5 - Fazer algo melhor do que já tem, para atrair novos clientes.

6 – Facilidade de reconstruir de forma nova algo já existente inovar, buscar algo novo.

7 – É modificar para melhor, facilitar, agilizar, acompanhar a modernização dos seguimentos é a busca pelo melhor desempenho.

8 – É um processo para melhorar produtos ou processos, sendo uma novidade ou uma renovação no produto ou no processo.

9 – É a criação ou modificação de algum produto ou mercadoria, inovar algo.

10 – Novidade ou renovação.

11 – Seria mais ou menos juntar conhecimento com novidade e sair na frente, ou seja, inovar!

12 – Inovar é acompanhar o crescimento do “mundo” e sempre andar juntos com as atualidades modernas.

13 - Inovar é trazer uma nova visão do que está estabelecido, melhorar o que não está tão bom como gostaríamos e também o que está continuamente. É tornar real uma idéia, mudar conceitos, criar. A Inovação é a mãe dos grandes inventos, dos grandes passos da humanidade! Mas a inovação é bem-vinda onde necessária. Tornar novo o que já está antigo. Mudar para melhor sempre... Buscando novos rumos e perspectivas.

14 - Consiste em modificações nos atributos do produto, com mudança na forma como ele é percebido pelos consumidores.

15 – É trocar métodos e equipamentos para melhorar a um empreendimento.

16 – Inovação é estar aberto para as mudanças, para melhor contribuir para um futuro de sucesso.

17 - Quanto se novos métodos de trabalho e produtos diferenciados podemos considerar inovação.

18 – Inovação é quando se transforma um produto ou serviço, que atenda aos clientes existentes com satisfação e com isso ira atrair novos clientes para um aumento de fluxo na empresa.

19 – Quando temos ideias diferente a de costume a de todo mundo.

20 – Inovação é quando fazemos de forma diferente e maneira diferente, produto e ou serviço que vai ser diferenciado no mercado.

A inovação nas empresas tem como principal objetivo a atratividade dos clientes com algo novo, essa atitude administrativa sempre acaba com resultados positivos. É bom lembrar que toda inovação tem o intuito de atrair novos consumidores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com