TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores de eficiência macroeconômica

Seminário: Indicadores de eficiência macroeconômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Seminário  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

Indicadores de Desempenho Macroeconômico

Os indicadores de macroeconômicos são estatísticas que indicam a situação atual de um Estado em determinada área econômica (indústria, mercado de trabalho, comércio, etc). Trata-se da divisão econômica que dedica-se ao estudo, medida e observação de uma economia regional como um todo. Os objetivos da macroeconomia são principalmente em relação ao crescimento da produção e consumo, o pleno emprego, a estabilidade de preços, o controle inflacionário e uma balança comercial favorável.

Sua estrutura baseia-se em cinco mercados:

• Mercado de Bens e Serviços: determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços controlando também as variáveis de renda, produto nacional e de preços, consumo, poupança e investimentos agregados e exportações e importações globais.

• Mercado de Trabalho: determinam taxas de salário e níveis empregatícios realizando analises e explicando a função do ser humano

• Mercado Monetário: realiza análise da demanda da moeda e sua oferta no Banco Central, determinando assim, as taxas de juros;

• Mercado de Títulos: analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e déficits que possuem gastos superiores ao nível de renda;

• Mercado de Divisas: depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.

Suas estruturas ajudam os negociantes a controlar os movimentos econômicos. Normalmente após a divulgação destes dados o grau de volatilidade do mercado varia, pois o mesmo é determinado em função da importância de um indicador.

• Taxas de Juros: papel extremamente importante no movimento dos preços das moedas no mercado de câmbio, ditando os fluxos de investimentos. No momento em que os bancos centrais alteram as taxas de juros, fazem com que o mercado cambial sofra movimentos, pois as diferenças nas taxas de juros afetam o valor relativo das moedas em relação a outras.

• Produto Interno Bruto (PIB): representa o valor total de mercado de todos os bens e serviços produzidos no país no decorrente ano. Seu maior problema é a demora que leva para ser divulgado, sendo que desta forma, os grandes empresários baseiam-se em relatórios que são repassados no decorrer do ano, podendo sofrer alterações, causando uma volatilidade considerável.

• Índice de Preços no Consumidor (IPC): trata-se do indicador de maior importância na inflação. Sua representatividade está nas mudanças no nível de preços dos bens de consumo, ligada diretamente ao poder de compra de uma moeda dentro de suas fronteiras e afeta sua posição nos mercados internacionais. Caso aumente, pode elevar as taxas de juros, aumentando o valor da moeda.

• Indicadores de Emprego: Importância em saber quantos empregos são feitos e desfeitos, e a porcentagem de mão-de-obra atuante no mercado e a quantidade de seguro-desemprego oferecido pelo programa governamental.

• Balança de Pagamentos: Relação entre o montante dos pagamentos recebidos x realizados ao exterior. Apresenta sua balança, equilíbrio entre exportações e importações e os pagamentos realizados através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com