TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores de programas e estratégia organizacional

Projeto de pesquisa: Indicadores de programas e estratégia organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.162 Palavras (9 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 9

Faculdade Estácio de Sá – Campo Grande - MS

Especialização em Engenharia de Software

Métricas de Software

Métricas de Software e Estratégia Organizacional

Josenei Vale dos Santos

23/01/2014 

RESUMO

Fundamentado no princípio de que é necessário medir para poder controlar e gerenciar, o presente artigo destaca a importância das métricas na Engenharia de Software: conhecimento, técnicas e metodologias que visam disciplinar o gerenciamento de projetos de construção de software. Trata da importância da aplicação de métricas como uma ferramenta para auxiliar o planejamento e controle e garantir o alcance de metas estratégicas da organização. Antes de aplicar métricas se faz necessário a implantação de um processo de software, uma estrutura organizada de produção deve existir para possibilitar um controle. A partir daí, seleciona-se um conjunto de métricas dentro da capacidade da organização, segundo seu nível de maturidade em processos, capaz de atender necessidades de informações gerencias e estratégicas. Exercer o domínio em medições em desenvolvimento de software para fins de planejamento e controle poderá definir e estabelecer as organizações competentes para esse mercado, tão exigente em qualidade, prazos curtos e preços compensadores. É imprescindível que as organizações aprofundem o seu envolvimento com a gerência de qualidade em projetos usando o recurso métricas.

Palavras-Chave: Métricas. Estratégia organizacional. Engenharia de Software. Programa de métricas.

INTRODUÇÃO

O presente artigo tem por objetivo abordar a importância do gerenciamento eficiente de projetos de software na indústria para o sucesso da estratégia da organização. Consisdera-se como eficiente o gerencimento que adota métricas que orientam o planejamento e fluxo do projeto. Sendo os projetos os empreendimentos que determinam os resultados da organização, tendo a organização expectativas no mercado, os projetos devem ser monitorados e controlados para que gerem os resutados necessários para que as metas organizacionais sejam alcançadas. Disso vem a necessidade de configuração de um processo de software e o estabecimento de um programa de métricas, dentro da capacidade da organização, que possa atender a expectativa de informação gerencial e estratégica do negócio.  

Métricas de software, uma necessidade estratégica

A necessidade de gerenciamento eficiente de projetos em todos os ramos de negócio é fruto do alto índice de competitividade e do elevado risco em resultados. Motivadas por essa necessidade, as organizações têm buscado e adotado técnicas de gerenciamento visando minimizar o impacto oriundo de mudanças políticas, novidades tecnológicas, globalização, alterações de mercado entre outros fatores em seus négocios. O objetivo principal na adoção dessas técnicas é poder controlar, acompanhar e garantir o sucesso de seus projetos, o alcance de seus objetivos e realização de suas metas (Campêlo, 2002).

Com a tecnologia da informação, altamente pervasiva, assim, influenciando fortemente o risco em negócios na maioria das organizações, tornou-se indispensável que projetos cujos produtos sejam software, devam ser altamente gerenciados para evitar maiores prejuízos aos interessados. Esse gerenciamento deverá ter, principalmente, foco em qualidade, prazo e custo. A qualidade do produto deve atender as necessidades do negócio, o custo deve ser compensador e possibilitar que o software dê retorno financeiro desejável e o prazo deve ser curto para impedir perda de oportunidades de negócios pelo cliente (Albertin, Albertin, 2010). Daí, temos que, uma empresa de software que não se preocupa com a produção rápida de software com qualidade e a preço competitivo, fatalmente tornará insatisfeito o cliente e perderá espaço no mercado. Assim, não há como ignorar o uso adequado de planejamento, monitoração e controle na execução de projetos de desenvolvimento e de manutenção de produtos de software.

Gerenciamente de projetos não é uma atividade simples, basta observar o framework mais conhecido e adotado na gerência de projetos: PMBOK com 42 processos distribuidos em cinco grupos e pertencentes nove áreas de conhecimento (Heldman, 2009). Para projetos de software a complexidade é ainda maior, considerando a curta experiência da disciplina de Engenharia de Software em comparação com outras áreas de engenharia. Os processos de desenvolvimento ainda são recentes, as habilidades e domínios de conhecimento ainda são restritos (Pressman, 2010)

A definição de uma sistemática para monitoração e controle de projetos é a principal deficiência na Engenharia de Software. Consequência das peculiaridades da produção de software, o estabelecimento de um padrão de medição e controle de software é tarefa difícil, especialmente por que as técnicas desenvolvidas ainda são pouco conhecidas e sub-utilizada, pricipalmente entre as pequenas empresas produtoras de software (Pressman, 2010).

As empresas que efetivamente optarem por empregar a engenharia de software de maneira eficiente, devem adotar algum mecanismo de planejamento e controle por meio de métricas (Campêlo, 2002). Como disse Tom de Marco: “não se pode gerenciar o que não se pode medir”. Assim as métricas de software têm sido a ferramenta empregada para atender as necessidades do gerencimento ideal: com medição e controle. A adoção de métricas adequadas possibilita à organização, além do controle, a avaliação e o entendimento dos produtos e processos e a previsão nos resultados de seus projetos, isso por que, dados provenientes de medições, quando corretamente analisados, auxiliarão na identificação das necessidades do projeto e dos desvios prejudiciais, que devem ser resolvidos para atender ao planejado (Albertin, Albertin, 2010).

Dessa forma, considerando o alinhamento das métricas adotadas com as metas estratégicas da organização, a realização dos processos e projetos estará contribuindo para o alcance dos objetivos organizacionais e suas metas conforme sua visão e seus valores (Molinaro 2011).

Programa de métricas

Já é consenso que o uso de métricas é indispensável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com