TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influencia da Taxa de Juros no Mercado Imobiliario

Por:   •  10/10/2016  •  Artigo  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 6

A taxa básica de juros influencia o mercado imobiliário?

Centro Universitário Franciscano

Curso de Ciências Econômicas

Tarik Aziz Salameh Rabay

Santa Maria-RS

SUMÁRIO:

1 INTRODUÇÃO (TEMA) .............................................................

    1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA …......................................................

2 OBJETIVO ................................................................................

    2.1 OBJETIVO PRINCIPAL …......................................................

    2.2 OBJETIVO SECUNDÁRIO …................................................

3 PROBLEMA ….......................................................................

4 JUSTIFICATIVA …...................................................................

5 METODOLOGIA …..................................................................

6 REFERENCIAL TEÓRICO …..................................................

Introdução

       O estudo procura identificar como o contínuo aumento da taxa de juros na nossa economia, pode afeta o setor de construção civil e também no mercado imobiliário. A taxa de juros alta afeta a distintos setores, devido à falta e o alto custo de financiamento para investimentos e a diminuição do consumo. Isso vem acontecendo nos últimos anos, principalmente desde a crise política de 2014, com o governo Dilma, que tentou amenizar, o impacto da inflação na economia através de políticas monetárias (aumento da taxa SELIC).

       Devido a este alto custo de financiamento privado, o mercado imobiliário nacional, desenvolveu formas de captar recursos únicos no mundo. Essa barreira de financiamento, obrigou ao setor adotar o modelo de autofinanciamento, pela combinação de vendas antecipadas e financiamento próprio antes do início da construção

       No Brasil, o financiamento público do mercado imobiliário se desenvolveu de uma forma significativa a partir da criação do SFH (sistema de financeiro de habitação), onde capta recurso do FGTS e outros programas sociais. Ainda que o financiamento, ficou mais acessivo para a população, existem outros fatores que também contribuíram para o desenvolvimento desse setor: fatores macroeconômicos como a inflação, renda per capita, confiança do consumidor, crescimento do PIB, evolução relativa do indexadores de inflação IGP-M e INCC. Fatores demográficos, onde o crescimento da população brasileira, com elevada porcentagem de jovens e envelhecimento da população, a tendência por optar por casa própria são elementos que combinam para um elevado potencial da demanda no setor.      

      E por último, a regulação do credito imobiliário onde o mercado é fortemente regulado e os recursos para financiamento do setor são oriundos, principalmente: FGTS e depósitos em caderneta de poupança. O financiamento pode ser realizado por meio do SFH (sistema financeiro de habitação) e Sistema de Carteira Hipotecaria. As instituições são livre para pactuar as condições de financiamento.

OBJETIVO

O objetivo do trabalho é explicar como a taxa de juros básica influencia no mercado imobiliário, envolvendo a demanda pelo imóvel e crédito, condições de financiamento público e privado para o setor.

Em segundo lugar, queremos apresentar como uma mudança de política monetária poderia amenizar o impacto negativo para o setor.

PROBLEMA

             Com a crise política desde 2014, acompanhado de um aumento da inflação, o governo praticou políticas monetárias, como o aumento da taxa de juros básica. Com o intento de controla o aumento da inflação. Como resultado, acabou afetando todo os setores da economia, principalmente os investimentos e o consumo. No mercado imobiliário, se viu afetado principalmente no consumo, onde a demanda diminui consideravelmente, onde a falência e o calote de parcelas de pagamentos são produzidos com maior intensidade.  O setor imobiliário no cenário internacional foi uns dos principais setores que sofreu com a crise internacional de 2008. Hoje no Brasil, poderia não ser diferente, sendo consequência causadas pelas decisões do governo federal.

JUSTIFICATIVA

            Setor do mercado imobiliário no Brasil, não sofreu as mesmas consequências como setores de outros países, devidos a determinadas regulamentações e burocracia da nossa economia. Isso também contribui para deixar o setor mais atrativo para os investidores, sendo uma possibilidade de ser o ponto de partida para a recuperação da economia nacional.

           A taxa de juros básica da economia brasileira é a SELIC, fixada pelo COPOM (Comitê de Política Monetária). As siglas significam Sistema Especial de liquidação e Custódia, criado em 1979 pelo Banco Central e pela Anbima (associação brasileira das entidades dos mercados financeiros e de capitais) para tornar mais transparente e segura a negociação de títulos públicos. Permite a atualização diária das posições das instituições financeiras, assegurando um maior controle sobre as reservas bancárias. É considerada a taxa básica porque é usada em operações entre bancos, e por isso tem influência em todo o pais.  

           É o instrumento de política monetária utilizado pelo banco central (BC) para manter a inflação sob controle ou estimular a economia. Se os juros caem, a demanda pelo crédito aumenta, juntamente os investimentos e o consumo. Esse aumento de demanda pressiona os preços caírem, caso a oferta de bens/serviços não acompanha esse aumento da demanda.

           Em outra situação, o aumento da taxa de juros básica, onde o consumo e os investimentos, ficam mais caros, a economia se desacelera e evita-se que os preços subam, aumentando assim a inflação. Com esse aumento, incrementa a atratividade do mercado financeiro em dívidas públicas (títulos públicos). O que diminui a circulação de dinheiro no mercado de crédito, diminuindo e encarecendo ainda mais os investimentos. E por isso, hoje no Brasil empresários e investidores demandam cortes na taxa de juros, já que são necessário para fazer com que os recursos da renda fixa volte para o mercado de crédito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (159.2 Kb)   docx (299 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com