TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao Sistema Financeiro

Por:   •  15/11/2016  •  Ensaio  •  2.656 Palavras (11 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

SISTEMA FINANCEIRO INTERNACIONAL

IRENA SILVEIRA DE ALBUQUERQUE

Minicurso: Introdução ao Sistema Financeiro - Profa. Keynis Cândido de Souto

  1. SISTEMA FINANCEIRO

O Sistema Financeiro de um país é o conjunto de instituições, instrumentos e mercados que, agrupados ou interagindo de forma harmônica, viabilizam transações de recursos financeiros (ou intermediação financeira entre agentes (unidades econômicas) superavitários e deficitários.

Agentes Superavitários: são agentes cuja renda é maior do que seus gastos. Agentes capazes de gerar poupança e, consequentemente, em condições de financiar o crescimento da economia. São normalmente as famílias mas pode ser o Estado (se as contas públicas forem excedentárias), as empresas ou agentes não residentes (o resto do mundo).

Agentes Deficitários: são agentes cujas oportunidades de gastos são maiores do que sua renda e por isso necessitam de recursos (poupança alheia) para gastar com consumo ou investimentos. Estão dispostos a pagar juros pelo capital tomado. A transferência de recursos dos superavitários para os deficitários habilita os beneficiários a implementar planos de gastos que seriam inviáveis em qualquer outra circunstância possibilitando, em grande medida, o crescimento econômico dos países.

De maneira simplificada, o SF pode assumir três funções básicas na economia: 1 facilitar a intermediação temporal (e espacial) de recursos, permitindo que os agentes transitem suas decisões de investimento e consumo entre distintos momentos de tempo e áreas geográficas, aumentando suas possibilidades de escolhas e ganhos; 2 facilitar a canalização da poupança para o investimento, permitindo que a poupança encontre seu uso alternativo mais produtivo; 3 proporcionar ferramenta para a redistribuição e diversificação dos riscos, permitindo sua gestão por parte dos agentes.

O sistema financeiro é o marco dentro do qual as unidades superavitárias e deficitárias buscam os instrumentos financeiros que necessitam, que são ofertados, geralmente, pelos intermediários financeiros atuando dentro dos mercados financeiros e regulados ou normatizados por instituições.

A composição do SF depende de cada país. Sua composição evolui e suas funções se diversificam, como um imperativo do próprio progresso nacional. O SF de cada país é sempre coerente com o grau de desenvolvimento e com sua força econômica. No entanto, o SF de todos os países terá sempre quatro elementos fundamentais: 1.Agentes superavitários e deficitários 2. Instituições reguladoras e intermediários financeiros; 3. Mercados Financeiros; 4. Instrumentos ou Ativos Financeiros.

As instituições são responsáveis por regular; controlar através de normas legais; e, supervisionar a atuação dos intermediários no mercado financeiro (MF). Ex. BACEN. A composição das instituições depende de cada país. Estas limitações normativas das autoridades competentes são fundamentais para o bom funcionamento do MF. Sem regulamentação os agentes financeiros seriam entidades mal definidas e indisciplinadas. Essa situação mais cedo ou mais tarde tornar-se insustentável e danosa para o próprio sistema.

Os intermediários financeiros são as instituições responsáveis por todo o conjunto de intermediações financeiras que envolvem as relações entre os agentes superavitários e deficitários. Os intermediários têm a finalidade de viabilizar o atendimento das necessidades financeiras de curto, médio e longo prazos, manifestadas pelos agentes econômicos carentes de recursos, aplicando ao mesmo tempo o excedente monetário dos agentes superavitários, com um mínimo de risco.

Os intermediários financeiros emergiram, como parte do sistema financeiro, para canalizar os recursos dos poupadores para os investidores sem que estes agente incorram em significativos custos de transação e custos de informação. Sendo os custos de informação, aqueles que os poupadores/emprestadores incorrem para determinar a qualidade dos ativos financeiros que estão considerando adquirir. E os custos de transação, sendo os custos de compra e venda de instrumentos financeiros.

  1. MERCADO FINANCEIRO

O Mercado Financeiro é o “lugar” onde são realizadas as transações financeiras (compra e venda de ativos). Estas transações são conduzidas pelos intermediários financeiros e são reguladas pelas instituições normativas ou reguladoras. O Mercado Financeiro está dividido em quatro segmentos: Mercado monetário, de crédito, cambial e de capitais.

Mercado de Crédito visa fundamentalmente suprir as necessidades de curto e médio prazos dos agentes econômicos, seja por meio da concessão de crédito às pessoas físicas ou por empréstimos e financiamentos às empresas.

  1. MERCADO MONETÁRIO

Mercado onde são realizadas operações de compra e venda de “papeis” de curto e curtíssimos prazos, com o objetivo de controlar a liquidez da economia de forma rápida; e, controlar as taxas de juros básicas pretendidas pelas autoridades responsáveis pela política econômica.

Neste mercado são negociados principalmente títulos públicos federais emitidos pelo Tesouro Nacional e títulos públicos emitidos por Estados e Municípios.

Estes “papeis” ou ativos se caracterizam pela forma de circulação: são títulos escriturais negociados mediante um termo de transferência anotadas em sistemas de registro eletrônicos; são papeis com bom grau de liquidez e prazos reduzidos de resgate (28, 35 dias; 3 meses, ou definidos no momento da transação).

A VENDA DE TÍTULO PÚBLICOS PODE SER REALIZADAS DE 3 FORMAS:

Oferta pública com realização de leilões (mercado primário) Ver comentário para confirmar Leilão formal– autoridade monetária divulga no mercado as condições dos negócios (tipo, quantidade, prazos, etc.) Leilão informal – BACEN intervir no mercado, junto com instituições credenciadas a operar no mercado aberto (os dealers), comprando e vendendo.

Oferta pública sem realização de leilões (mercado primário) – venda direta pelo Tesouro aos dealers.

Venda títulos no mercado secundário – a instituição financeira que comprou o título renegocia esses ativos no mercado secundário, com o compromisso de recomprá-lo. a instituição financeira que comprou o título renegocia esses ativos no mercado secundário, com o compromisso de recomprá-lo.

Mercado Secundário é o mercado onde o investidor adquire o título de outro investidor, ao invés de adquirir diretamente do emissor. Os títulos públicos são negociados no mercado brasileiro com base em taxas, diferentemente do observado no mercado internacional, no qual as negociações são efetivadas com base em preços. Atualmente, existem no Brasil duas principais plataformas eletrônicas de negociação de títulos públicos: o Sisbex, administrada pelo Banco Central, e o CetipNet, administrada pela Cetip. Apesar disso, grande parte da negociação de títulos públicos é realizada em mercado de balcão, via telefone. Não existe atualmente um ambiente que centralize as negociações e a precificação de todas as propostas de compra e venda de títulos públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (107.2 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com