TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Economia do Meio Ambiente

Tese: Introdução à Economia do Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Tese  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução à Economia Ambiental – Prof. Paulo

Nesta abordagem serão apresentados os conceitos fundamentais da economia ambiental, uma revisão sobre a valoração de recursos naturais, a conceituação, origem e avaliação de passivos ambientais, uma revisão dos métodos de avaliação de danos ambientais e as técnicas usuais de avaliação de riscos e consequências de acidentes ambientais

Exemplos de aplicação da valoração de danos ambientais em processos de perícia ambiental.

BASE CONCEITUAL

A Economia do Meio Ambiente é relativamente recente e assim, utiliza um conjunto de conceitos em torno dos quais nem sempre há absoluta concordância quanto aos seus significados.

Até recentemente acreditava-se que deveria buscar-se prioritariamente o conforto e a segurança da humanidade, através do domínio e utilização das forças e matérias disponíveis na natureza.

O Meio Ambiente era considerado como fonte inesgotável de recursos a serem explorados e como receptáculo de resíduos com capacidade inesgotável.

BASE CONCEITUAL

A Ciência Econômica seguiu a mesma linha.

De acordo com esse pensamento, os recursos naturais, englobando materiais e energia, se aliam ao Trabalho e ao Capital para produzir os bens de serviço solicitados pelo mercado, os quais desaparecem no consumo ou no investimento.

BASE CONCEITUAL

As limitações do Meio Ambiente, tanto como fonte de insumos para a produção quanto como depósito de resíduos são evidentes; o que torna necessária desenvolver novos instrumentos de análise econômica para incorporar os efeitos das atividades de produção e consumo sobre o meio ambiente e valorá-lo adequadamente como um bem da sociedade.

Duas dificuldades principais se interpõem à estimação do valor do Meio Ambiente. Em primeiro lugar, enfrenta-se uma incapacidade teórica da Economia para lidar com a questão, porque tanto a Teoria do Trabalho quanto a Teoria Neoclássica não são suficientes.

BASE CONCEITUAL

Quanto à primeira, afirma-se que o valor tem origem exclusivamente no trabalho humano. A consequência teórica disso é que apenas o Meio Ambiente Construído possui valor, o que é claramente inaceitável.

Quanto à segunda, o valor seria determinado no mercado, pela interação entre oferta e procura. No entanto, os estudiosos dessa abordagem reconhecem as “falhas de mercado” na valoração do Meio Ambiente.

...

Baixar como  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »