TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investimento X Especulação, qual caminho seguir?

Por:   •  3/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

Investimento X Especulação, qual caminho seguir?

Investimento e especulação são conceitos utilizados no mercado financeiro, principalmente na bolsa de valores. Muitos têm a visão de que existe melhor ou pior, contudo, ambos são necessários no mercado, até porque sem os especuladores, não haveria liquidez e volatilidade, fundamentos necessários para o desempenho das ações. Logo depende de você analisar o seu perfil e escolher a melhor forma de aplicar o seu dinheiro.

O investidor busca investir em ações de pouco ou médio risco e pretende tê-las por um longo prazo, com base em fundamentos e análise de mercado. De acordo com o livro “Investidor Inteligente” de Benjamin Graham, investimento acontece a partir de uma forte análise, promete segurança e um rendimento adequado ou satisfatório ao investidor. Ademais, os investimentos são feitos em empresas que possuem potencial ou bons fundamentos econômicos e o objetivo do investidor, além de obter lucro, é visar o crescimento da empresa.

Já o especulador procura investimentos de alto riscos e com foco na flutuação dos preços das ações, seriam apostas de mercado, a fim de ganhar dinheiro rapidamente. Além disso, para ele, o que mais importa é a liquidez e a volatilidade, pois ganham dinheiro com uma previsão correta, mas isso é quase impossível de prever. A especulação, com base em Jesse Livermore, tem como objetivo lucrar tanto num aumento ou queda de preço de qualquer mercadoria que ele possa estar especulando. 

Especulador

Investidor

Prazo das Operações

Curto Prazo

Longo Prazo

Motivação Principal

Lucro (Valorização da cotação no curto prazo)

Lucro (Valorização a longo prazo e distribuição de dividendos)

Relação com o Risco

Maximiza

Minimiza

Estilo de Portfólio

Concentrado

Diversificado

Fator Principal

Preço da ação no momento

Valor percebido da empresa

Relação com a empresa

Vê apenas como um papel com valor monetário

Acredita na empresa

Provavelmente, mesmo depois dessas definições, você não consiga definir sua preferência, mas para a maioria das pessoas a especulação não compensa, pois são poucos os que conseguem ganhar dessa forma. Por exemplo, quem comprou ações da United Steel a $60 em 1915 e vendeu em seguida para obter lucro, é um especulador. Já quem comprou as ações da empresa American Telephone a $95 em 1921 para receber dividendos de mais de 8% ao ano, é um investidor.

Logo, o melhor a se fazer é investir, o investimento normalmente tem um maior rendimento, visando sempre o longo prazo. Existem três métodos para reduzir a especulação e por isso, aumentar a segurança sobre os seus investimentos:

  1. Investir apenas em empresas fáceis de valorizar, que podem ser as que têm lucros mais previsíveis. Além de identificar os riscos potenciais, a fim de se proteger de possíveis perdas.
  2. Realizar uma análise profunda das empresas, ou seja, analisar sua solidez e força de mercado.
  3. Analisar melhor os seus investimentos, aumentando o seu conhecimento e experiência, não buscar as ações “extraordinárias” e sim aquelas que trazem um retorno adequado.

Entretanto, pode ser que um dia você queira especular, então, essa especulação deve ser com um valor limitante, logo não se deve utilizar mais de 5% do total dos recursos que você tem para investimentos, a fim de controlar possíveis perdas.

Em síntese, o ideal para a maioria das pessoas, é o investimento, pois o investidor que pesquisa antes de investir não depende da sorte de encontrar alguém que deseje ainda mais o ativo, ao passo que o especulador compra um ativo na esperança que alguém venha mais tarde pagar mais por ele. Ademais, geralmente ele não tem o tempo e a intenção de risco de um especulador. Outrossim, no momento, o lucro do especulador parece alto, porém com o tempo, a vantagem de valorização é bem mais alta para quem investe a longo prazo, sem contar com os dividendos recebidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (135.4 Kb)   docx (459.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com