TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

John Locke - As Características e Obras

Por:   •  25/6/2018  •  Resenha  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

John Locke foi um importante filósofo inglês. É considerado um dos líderes da doutrina filosófica conhecida como empirismo e um dos ideólogos do liberalismo e do iluminismo. Nasceu em 29 de agosto de 1632 na cidade inglesa de Wrington.

Locke disse que as leis deveriam ser desenvolvidas tendo em mente a condição e a natureza inicial do homem. Assim como muitos teóricos de contrato social, ele considerou os homens iguais, livres e independentes. Para Locke, o estado de natureza seria uma situação na qual as pessoas coexistiriam, em relativa harmonia boa parte do tempo, mas na qual não haveria um poder político legítimo para arbitrar disputas com neutralidade. Ao contrário de Hobbes, Locke pensava diferente do estado de natureza, não o iguala à guerra, como seu compatriota. Locke via que as pessoas poderiam agir de acordo com a razão e com a tolerância no estado de natureza. No entanto, num cenário futuro, com um aumento populacional, os recursos se tornaram escassos e, com o surgimento do dinheiro, surgiria a desigualdade econômica, cresceriam os conflitos e com isso a sociedade necessita de leis, juízes e agentes reguladores.

A filosofia política de Locke tornou-se conhecida como liberalismo, ou seja, a crença nos princípios da liberdade e da igualdade. As revoluções na França e na América do Norte no final do século XVIII tinham como base os ideias liberais. Isso, além de Thomas Jefferson ter reverenciado Locke e usou muita de suas frases nos documentos da criação norte americana. As palavras como: vida, liberdade e propriedade eram comuns em tais citações.

Locke apresentava pensamento alinhado, em parte, ao de Hobbes com o contrato social. Pelo fato de que um governo legítimo seria baseado no contrato social entre os indivíduos da sociedade. Locke era contra o absolutismo, conforme Hobbes defendia, já que limitaria a liberdade dos indivíduos, para Locke, qualquer subordinação total era um risco severo.

Locke foi um autor que deu início aos pensamentos de revoltas. Ele afirma que a ideia de oposição a um governo ilegítimo é aceitável, além disso, apresenta diversos cenários nos quais o povo teria o direito de se revoltar de modo a recuperar o poder concedido ao governo, conforme contrato social. Essa ramificação de seu pensamento, gerou influências para autores renomados, como Karl Marx.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com