TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Junção Tradicional Entre Representação

Por:   •  30/11/2020  •  Artigo  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

Junção tradicional entre representação e obra mimética

O autor inicia o texto fazendo um critica a proposição metafica de Mimeses como representação, segundo o autor essa proposição não faz justiça ao objeto mimético por trazer como visão de mundo uma perspectiva essencialista (transcendência e ascese – Ideia) – Platão e Plotino.

O autor se propõe a compreender como essa vinculação, entre realidade e o objeto mimético, ocorre

O pensamento ocidental articula representação e Arte a partir da ideia de figura: seja figura do real existente (psicológica ou social) ou de uma realidade ideal, a representação, nesse caso, diz respeito a uma verdade ou essência do mundo externo, algo que antecede enquanto realidade a sua representação.

“Para que o produto mimético assuma valor é preciso que represente certo Weltbild. O que vale dizer: é valorizável se servir como ilustração de certo modo de ver o mundo. Em decorrência, na medida que as diversas teorizações sobre o produto mimético derivam ou estão contidas nestes sistemas de pensamento, o único modo correto de reagir à sua "ilustratividade" pareceria exigir a recusa de toda e qualquer teorização.”

De fato, o próprio do enlace tradicional entre representação e mimesis consiste em converter a segunda em exemplo ilustrador de um sistema de pensamento que lhe assegura um lugar enquanto ela "testemunha" a sua "verdade".

A estilística, de sua parte, toma os mesmos ingredientes, sujeitando-os a duas diferenças de tratamento: a) a realidade condicionante (F) passa a ser ou o quadro psicológico do autor (posição do primeiro Spitzer) ou um quadro social idealisticamente interpretado como a nação (posição do primeiro Vossler); b) concentrando-se em PG, entendidos como figuras de estilo, "esquece" F ou se limita a tomá-la como ambiência. (propriedades da Fonte e propriedades gerados) – Teoria do reflexo

Em ambos os casos, o produto mimético é a ilustração seja da sociedade condicionante, seja da individualidade criadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (21.3 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com