TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICRO E MACROECONÔMICA

Projeto de pesquisa: MICRO E MACROECONÔMICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.569 Palavras (7 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 7

PRIMEIRO DESAFIO: MICRO E MACROECONOMIA

a) Identifique a empresa e os produtos por ela comercializados:

Supermercados. Atua no ramo de gêneros alimentícios e varejo.

b) Identifique o perfil dos clientes pessoas físicas: Descreva em termos gerais qual a faixa etária de renda, o sexo e o grau de escolaridade dos clientes:

A empresa concentra a maior parte de suas vendas para clientes com a faixa etária de 35 a 45 anos, sendo o publico masculino com maior intensidade e nível de escolaridade geral ensino médio completo.

c) Identifique o comportamento do consumidor verificando se: os clientes tem preferência por algum produto ou marca especificas, quais são estes produtos? Quando o preço destes produtos sobe o que o cliente faz? Quando não há outra marca o cliente compra outra? Qual o gasto médio de cada cliente com os produtos vendidos na empresa? Quais as formas e prazos de pagamentos mais utilizados pelo cliente?

Pode-se afirmar que a grande maioria dos clientes não possui preferência por marca ou produto específico. Eles procuram sempre por uma relação custo beneficio, onde o produto de menor valor pode suprir também as suas necessidades. Com a variação de preços entre os produtos o cliente atrai-se pelas ofertas relacionadas ao que ele procura, ou seja, se o produto que ele necessita não está de acordo com sua expectativa de compra ele irá procurar outro produto semelhante com um valor unitário mais baixo e que seja de seu interesse. Calcula-se que um consumidor com renda salarial mensal de R$ 1.000,00 e sua família composta por 4 pessoas, gasta em média R$ 13,00 ao dia em Supermercado e sua principal forma de pagamento é em dinheiro à vista.

d) A empresa revisa regularmente seus preços para tomar decisões se devem aumentá-los ou mantê-los? Como decide isto?

Sim, a empresa regularmente está em processo de alteração no preço

dos seus produtos. Para a diminuição do preço de algum produto, levam-se em consideração diversos fatores. O preço de compra que é pago pelo mesmo, o nível de escassez deste produto no mercado, o índice de venda deste produto. Outro fator é o preço de venda exposto por algum estabelecimento de concorrência. Se estes valores não afetarem na balança financeira da organização, o produto estará com um preço mais baixo para o cliente. Para os produtos sofrerem aumento de preço o processo é o mesmo.

e) A inflação interfere nos preços da empresa? Como?

Sim, a inflação interfere diretamente nos preços da empresa. Com o aumento da inflação, o poder de compra na empresa diminui, ou seja, a empresa precisa de mais dinheiro e investimento para comprar aquilo que comprava anteriormente com menos valor. Isso reflete diretamente no preço dos produtos.

f) Na definição dos preços, a cada vez que vão aumentar, quais são os pontos considerados importantes? Por quê?

Os pontos considerados importantes são: publico alvo e balança financeira. O público alvo, porque é voltado para ele todo o processo de compra e venda na organização, então cada alteração que o produto for sofrer devem-se considerar os clientes. A balança financeira é outro ponto importante, pois é através dela que a organização adquiriu seu poder de compra e seus lucros. Sendo assim qualquer mudança de preço só será efetuada de acordo com as condições financeiras.

g) Quais as formas e prazos de pagamentos que a empresa utiliza para pagar seus fornecedores? A empresa faz comparativos de preços entre fornecedores na hora de comprar? Por quê?

A empresa tem como principal forma de pagamento o dinheiro em espécie e seus prazos variam de acordo com o prazo de entrega do produto pelo fornecedor. É feito comparativo de preços entre fornecedores, porque estes preços alternam consideravelmente entre um fornecedor e outro, sendo assim a empresa procura sempre por aquele fornecedor que irá lhes oferecer o produto mais barato.

h) Existem concorrentes locais da empresa? Quais? Quais as estratégias de vendas mais utilizadas pelos concorrentes? Por quê?

Existem diversos concorrentes locais, podemos citar dois: Supermercado Alegretense e Supermercado Rosariense. As suas estratégias são semelhante a da empresa pesquisada, oferecendo produtos de qualidade por preços relativos baixos, além disso, proporcionando ao cliente programas de fidelidade e promoções extras.

SEGUNDO DESAFIO: MÉTODOS QUANTITATIVOS

O supermercado pesquisado utiliza algumas ferramentas estatísticas, mas sem uma metodologia científica mais rebuscada. Pesquisas são freqüentemente utilizadas para verificar o preço dos concorrentes e comparar com o preço praticado, nestas pesquisas os produtos são escolhidos previamente, sendo geralmente itens que serão colocados em promoção nos dias subseqüentes. Para obter os dados um colaborador visita os principais concorrentes e verifica o preço praticado, após obter uma média de preços, e o menor preço de um determinado produto, é verificada a disponibilidade do item a ser ofertado, se possível ele entra em promoção nos dias subseqüentes.

Outra medida tomada é o acompanhamento dos preços dos concorrentes. Quando um produto está em promoção o mercado vigia os concorrentes para verificar que seu preço é o menor praticado.

Também considerada estatística, a pesquisa de satisfação é utilizada, mesmo não sendo balizado por métodos estatísticos formais, o mercado disponibiliza para os clientes uma caixinha de sugestões, lá é possível fazer reclamações e sugerir melhorias e até mesmo elogios, mas como o método não é aleatório, os clientes que participam geralmente criticam o mercado. As reclamações e sugestões são tratadas, o cliente recebe um telefonema informando que o supermercado está disposto a melhorar e atender a sua reclamação, mesmo que a maioria das sugestões seja considerada impraticável pela diretoria.

Na parte de pesquisa de satisfação seria amplamente desejável uma pesquisa aleatória, com clientes satisfeitos e insatisfeitos, por não ser assim cria um grande viés e não possibilita saber com um determinado grau de erro a real satisfação dos clientes. Outra medida que poderia ser tomada é a identificação das reclamações mais recorrentes e seus horários, como o tempo de espera em filas e falta de produtos, e se possível, serem amenizadas.

A medida mais formal utilizada pelo supermercado é o controle de estoque, efetuado por um programa de computador, que informa as mercadorias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com