TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia Sintetize os Objetivos de Política Econômica

Por:   •  3/8/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

1) Sintetize os objetivos de política econômica.

Alto nível de emprego;

Destacou-se após a crise de 29 com o Keynesianismo, que é a teoria geral do emprego, juro e da moeda. Keynes defendia que o Estado atuasse na economia de maneira a promover e permitir a criação de pleno emprego, sendo produtor de parte dos bens e serviços gerados no país.

Estabilidade de preços;

A política econômica deve buscar dirimir a instabilidade de preços e deve visar o controle da inflação, uma vez que ela é responsável pelos ruídos e distorções na distribuição de renda, expectativa empresarial, mercado de capitais e balanço de pagamentos. Esse controle, por sua vez, permite o crescimento econômico contínuo e estável.

Distribuição de renda socialmente justa; e

A política econômica deve procurar distribuir a renda de maneira equitativa, para que não concentre as riquezas nas mãos de poucos e gere problema sociais relacionados à pobreza, além de preocupar-se com o crescimento da economia, como na Teoria do Bolo.

Crescimento econômico.

Possibilita-se o crescimento econômico pelo emprego da capacidade ociosa do país, através do estímulo da atividade produtiva. Pode-se medir a qualidade dessa política pelo indicador de renda per capita aliado aos indicadores sociais.

2) Políticas de estabilização da inflação não são compatíveis com a melhoria no grau de distribuição de renda. Você concorda? Justifique sua resposta.

Concordo. O crescimento de uma economia, normalmente, concentra a renda nas mãos de poucos, embora cresça a qualidade geral de vida.

3) Comente a questão da compatibilidade (ou não) entre as metas de melhoria no grau de distribuição de renda e a busca do crescimento econômico, à luz da experiência brasileira no período do “Milagre Econômico”.

O Brasil foi ineficaz na compatibilização das metas de melhoria no tangente à distribuição de renda no Milagre Econômico. Cresceu-se aceleradamente a economia com uma alta concentração de renda para suposta distribuição posterior, que ainda não aconteceu. Existe compatibilidade entre os aspectos em questão, porém sua aplicação é obscura e complexa.

4) Caracterize os instrumentos de política econômica.

Política Fiscal;

Refere-se aos instrumentos governamentais de arrecadação de tributos e controle de despesas.

Política Monetária;

Atuação governamental sobre a quantidade de moeda, crédito e taxa de juros através de emissões de papel-moeda, reserva compulsória, Open Market, redescontos e regulamentações sobre crédito e taxas de juros.

Política Cambial e Comercial; e

Atua sobre as variáveis relacionadas ao setor externo da economia. A cambial refere-se ao controle governamental sobre a taxa de câmbio. A comercial, por sua vez, trata dos instrumentos de incentivo às exportações.

Política de Rendas.

É usada como política de combate à inflação ao inibir a atuação emocional do agente econômico às influências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com