TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE ECONOMIA MACROECONOMIA

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.736 Palavras (11 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO DE DIREITO

ATPS DE ECONOMIA

MACROECONOMIA

ETAPAS 3 E 4

TAGUATINGA-DF

2013

ATPS DE ECONOMIA

MACROECONOMIA

O lado real da economia e o lado monetário da economia

Principais organismos econômicos internacionais

TAGUATINGA-DF

2013

M A C R O E C O N O M I A

O lado real da economia e o lado monetário da economia

         A Macroeconomia é a parte da teoria econômica que estuda os agentes econômicos em seu conjunto. Tem como objetivo determinar os fatores que interferem no nível total da renda e do produto de uma economia. O principal objetivo da teoria macroeconômica é obter uma visão simplificada do funcionamento da economia que permita conhecer e atuar sobre o nível da atividade econômica de um determinado país ou de um conjunto de países, ou seja, analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens produzidos e dos fatores de produção existentes na economia. Em síntese, determinar os fatores que influenciam o nível da renda e do produto do sistema econômico.

MACROECONOMIA: O LADO REAL DA ECONOMIA

Economia Real: lida com produtos e serviços tangíveis e digitais do nosso dia-a-dia. Na economia real produzimos (ou ajudamos a produzir) bens e serviços que trocamos por outros bens e serviços.

         Um dos termos mais conhecidos em economia é o PIB (Produto Interno Bruto) que é a soma de todos os bens e serviços produzidos em um país em determinado período. Ele é utilizado para medir o desempenho econômico de um país, ou seja, o nível de atividade econômica (produção ou consumo). Para entender a metodologia do PIB e sua importância faz-se necessário o entendimento de alguns mecanismos da ciência econômica.

         No Brasil o PIB é calculado através da Contabilidade Social ou Contabilidade Nacional sendo que o órgão oficial responsável pelo cálculo é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A análise macroeconômica trata da formação e distribuição do produto e da renda gerados pela atividade econômica a partir do fluxo contínuo estabelecido entre os Agentes econômicos (Famílias, Empresas, Governo e Setor Externo).

         O Fluxo circular da renda e do produto permite compreender como as Famílias e as Empresas participam do processo produtivo no mercado de bens e serviços (mercado do produto) e no mercado dos fatores de produção.  O fluxo que gira no sentido anti-horário representa o lado real da economia (Fluxo Real). Neste fluxo as Famílias fornecem Capital, Terra (Recursos Naturais) e Trabalho representados pelos Fatores de Produção às Empresas. Em seguida as Empresas produzem os bens e serviços que são fornecidos às Famílias.

         O Fluxo que gira no sentido horário representa o lado monetário da Economia (Fluxo Monetário). Neste Fluxo as Empresas remuneram as Famílias com salários, aluguéis, juros e lucros pelo fornecimento dos fatores de produção. Esta remuneração torna-se a Renda das Famílias. De posse da Renda as Famílias gastam (Pagam) pelos bens e serviços fornecidos pelas empresas que geram as receitas das empresas.

MACROECONOMIA: O LADO MONETÀRIO DA ECONOMIA

Economia Monetária: lida com ativos monetários, ou financeiros. Na economia financeira a nossa riqueza é representada por depósitos a prazo, obrigações do tesouro, ações, PPRs, e coisas assim. A confiança necessária para aceitar aplicar o fruto do nosso esforço em títulos financeiros é muito maior. Temos de acreditar que alguém vai pagar passado 1 ano, ou 2, ou 5. Nesse período, o valor dos títulos pode variar significativamente. Enquanto um prédio ou uma fábrica produzem bens e serviços reais e geram rendimentos relativamente estáveis, o valor de um título de investimento ou de uma ação depende da oferta e da procura nos mercados financeiros, podendo variar brutalmente. 

          E quanto às nossas pensões o horizonte pode ser de 20 ou mais anos. Basicamente, as pensões consubstanciam um contrato entre cada geração e as gerações seguintes. Nós pagamos as pensões dos nossos antecessores, esperando que os nossos sucessores paguem as nossas. E porque farão eles isso? Na esperança que alguém venha a pagar as suas no futuro. É um sistema totalmente baseado na confiança, mas para o qual não há alternativa.

         Numa economia soberana, com moeda própria, a solução normal é aumentar a inflação, desvalorizando a moeda, as poupanças e as pensões. Numa economia sem moeda própria, o Estado terá de renegar os compromissos com os reformados, ou assistir à emigração dos trabalhadores ativos para economias onde não tenham os mesmos ónus.

Os Instrumentos de política econômica

Política fiscal: conjunto de decisões e ações relacionadas com as despesas, receitas dos governos federal, estadual e municipal.

Existem dois tipos de política fiscal:

  1. Política Fiscal Expansiva: Quando tem como objetivo estimular a Procura Agregada, nomeadamente quando a economia vive um momento recessivo e é preciso estimular o crescimento da economia. Este tipo de política fiscal tende a aumentar o déficit e provocar inflação.

  2. Política Fiscal Restritiva: Quando tem como objetivo travar o crescimento da Procura Agregada. Estes tipos de políticas são usadas quando estamos perante uma expansão excessiva da economia e a inflação começa a escapar ao controle. Estão geralmente associadas a superávits orçamentais. Ao diminuir a Procura Agregada, a Política Fiscal Restritiva, reduz o Emprego e produz um excesso da oferta agregada de bens, criando assim uma pressão deflacionária na moeda.

Política externa: Conjunto de medidas que tem por finalidade manter o equilíbrio do Balanço de Pagamentos, proteger determinados setores e desenvolver relações comerciais externas. Por sua vez subdivide-se em Política Cambial e Política Comercial. Ambas atuam sobre o setor externo da economia. 

·         Política cambial:  é o conjunto de ações e orientações ao dispor do Estado. Destinadas a equilibrar o funcionamento da economia através de alterações das taxas de câmbio e do controle das operações cambiais. O governo fixa ou permite que a taxa de câmbio seja flexível, através do Banco Central.

·         Política Comercial: refere-se aos instrumentos que estimulam as exportações – estímulos fiscais e taxas de juros subsidiadas – e ao controle das importações – tarifas e barreiras maiores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com