TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MACROECONOMIA: ESTUDO DOS FENÔMENOS DA ECONOMIA COMO UM TODO

Por:   •  8/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 2

MACROECONOMIA

Conceito

Estudo dos fenômenos da economia como um todo, de modo agregado, como inflação, desemprego, crescimento econômico, PIB. Logo, interessa muito mais ao setor público.

Política cambial e comercial

A política comercial e cambial serve para o país se relacionar com outros países. Refere-se ao controle do governo sobre a taxa de câmbio (relação de troca entre moedas de países diferentes) e sobre as importações e exportações do país.

A política cambial diz respeito a alterações na taxa de câmbio, enquanto a política comercial constitui-se de mecanismos que interferem no fluxo de mercadorias e serviços.

Políticas cambiais:

• Regime de taxas fixas de cambio (governo estipula o valor do câmbio).

• Regime de taxas flutuantes ou flexíveis de cambio (oferta e demanda de moeda estrangeira dentro do país é que vai determinar o valor do câmbio).

• Regime de Flutuação suja (igual ao anterior, com a diferença que aqui o governo também atua como comprador ou vendedor de moeda estrangeira, interferindo em seu valor).

Políticas comerciais mais freqüentes:

• Alterações das tarifas sobre importações (Ex.: Impostos de importação, cotas de importação para, em geral, proteção do produtor nacional).

• Regulamentação do comércio exterior.

Política fiscal

A política fiscal, que é a política de receitas e gastos do governo, serve para estimular ou inibir os gastos do setor privado em consumo e em investimento.

Por exemplo: se o objetivo do governo for aumentar o emprego em Curto Prazo, estimulando o crescimento econômico, ele pode aumentar seus gastos (ex.: subsídios à empresas), estimulando as empresas a produzirem mais, empregando mais, aumentando a demanda agregada, o que aumenta a produção e assim por diante..........

Obs.: A política fiscal serve também para o governo arrecadar mais recursos e controlar o seu déficit ou superávit primário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com