TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de marketing de uma empresa Boticário

Relatório de pesquisa: Gestão de marketing de uma empresa Boticário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  2.047 Palavras (9 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ANÁLISE DE SITUAÇÃO

São Mateus

2013

ANÁLISE DE SITUAÇÃO

Atividade apresentada ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito nas Disciplinas de Marketing, Pesquisa de Mercado, Análise Con-tábil, Mercado de Capitais e Negociação – Módulo 5.

Professores: Fabiano Galão e Henry Nonaka, Gis-lei Fregonese, Vânia Machado, Karen Manganotti e Lissandro Falkowiski.

São Mateus

2013

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como foco analisar situação citada no artigo “O Boticário é a empresa certa no pais certo” irei também aborda conteúdo que foi es-tudado no decorre desse semestre. Gestão de marketing tomando como base os aspectos e conteúdos trabalhados nas disciplinas.

2 ANÁLISE DE SITUAÇÃO

Boticário nasceu em março de 1977 como uma farmácia de manipula-ção, no centro de Curitiba. Durante seus 32 anos, evoluiu por diferentes cenários e estratégias inovadoras, obtendo resultados que a colocam hoje entre as maiores do setor de perfumaria e cosmética.

Desde o início das suas atividades, a empresa aloca uma atenção es-pecial aos seus clientes, buscando um relacionamento diferenciado com os consu-midores dos seus produtos. Esse relacionamento, aliado à criatividade do fundador da empresa, Miguel Krigsner, permitiu que a empresa expandisse os seus negócios, explorando oportunidades identificadas para melhor atendimento dos consumidores.O histórico de desenvolvimento do Boticário é caracterizado por marcos de ousadia empresarial. A passagem da pequena farmácia de manipulação para a indústria, por exemplo, contou com um fator decisivo e incomum na época: a abertura de uma loja no aeroporto de São José dos Pinhais, no Paraná (sul do Brasil), em 1979. Essa loja tornou-se uma importante vitrine da marca, pois funcionários de empresas aéreas e pessoas que viajavam passaram a agir inconscientemente como disseminadores dos produtos. Uma comercialização informal teve lugar de forma crescente. Em pouco tempo, começaram a surgir pessoas interessadas em abrir lojas para revender os produtos em suas cidades de origem.Empresas em sua totalidade tem como prerrogativa para sua subsistência alcançar o mercado alvo e assim, ter sua marca posicionada de forma adequada para seu público. Este processo tem inicio com a comunicação integrada de marketing (CIM), que reúne todas as formas possíveis de se levar um “significante” para que ganhe forma de “significado” ao atingir o público, ganhando, assim, relevância, gerando tal reação.

Utilizando-se, de forma consonante, das diversas categorias de um composto de comunicação, incluindo a publicidade, as relações com a imprensa, promoção de vendas, estratégias de patrocínio, marketing cultural, marketing direto, endomarketing, entre outros meios, a empresa busca atingir e ampliar o canal com o mercado em que atua, envolvendo diversos stakeholders (partes do processo). A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.

As cinco características são críticas para conhecer a filosofia da CIM e tomar consciência do que deve ser feito para programar essa filosofia na prática, tais são elas:

1- O cliente é o ponto de partida para todas as atividades de comu-nicação de marketing.

2- Esse segundo elemento é uma extensão natural do primeiro e de sua ênfase em iniciar a partir do cliente. Para analisar totalmente essa segunda ca-racterística chave da CIM, compensa fazer uma analogia entre as ferramentas dis-poníveis para os comunicadores de marketing (publicidade, promoções de vendas, patrocínios etc.) e as utilizadas pelo pessoal nos setores de trabalho artesanal, ma-nual, como carpintaria, encanamentos e consertos de automóveis.

3- As diversas mensagens devem falar com uma única voz. É ine-rente à filosofia e prática da CIM a exigência de que todos os diversos elementos de comunicação de uma marca.

4- A quarta característica da CIM é a ideia de que a comunicação de marketing bem-sucedida exige a construção de relações entre as marcas e seus consumidores/clientes.

5- Uma característica final da CIM é ter o objetivo de afetar o com-portamento do público-alvo. Isso significa que a comunicação de marketing deve fa-zer muito mais do que apenas influenciar a conscientização da marca e otimizar as atitudes do consumidor no sentido da marca.

A comunicação Integrada de Marketing abrange as seguintes formas de comunicação:

• Propaganda: tem como finalidade informar o cliente a respeito dos produtos e benefícios da marca do anunciante e influenciar na sua escolha. A publicidade é paga por um patrocinador que se comunica com muitas pessoas. Ela procura manter o nome da marca e também sua imagem na mente do cliente, através da comunicação de massa (jornal, revistas, rádio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com