TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica

Por:   •  4/4/2015  •  Monografia  •  5.853 Palavras (24 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 24

A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA PARA O MERCADO VAREJISTA DAS CIDADES DE CORRENTE E BARREIRAS DO PIAUI.

RESUMO

O processo logístico trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de consumo final, assim como o do fluxo de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável. Em busca de satisfação para com o cliente e racionalização de gastos, a logística empregada de forma planejada traz essas vantagens com isso torna a organização mais competitiva e alcança o sucesso espera do. A organização que se baseia em uma logística estruturada, gera lucros e competitividade, mais sempre lembrando que para isso é preciso dispor de mercadoria e serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas. A logística consiste em grupos bem desenvolvidos e com vínculos consistentes, fornecedor manufatureiras chegando ao grupo principal que são os clientes. A pesquisa realizada teve como objetivo entender a importância da aplicação adequada da logística para o desenvolvimento do mercado varejista, compreendendo a forma que a logística ajuda para alcançar objetivos. Com isso desenvolvendo uma pesquisa qualitativa. As empresas entrevistadas acreditam que a logística bem aplicada trás lucros satisfatórios em vista que serão cortados gastos extras, e trará competitividade e liderança entre as concorrentes.

Palavras chaves: Planejamento; Competitividade; Sucesso.

  1- INTRODUÇÃO

  A logística mostra que negócios na gestão de materiais e entregas de produtos em uma cadeia de suprimentos cada vez mais global, que requer profissionais especializados. Com isso, a logística se torna um diferencial nas organizações, pois o histórico da freqüência dos pedidos, histórico das quantidades por pedido, custos envolvidos na operação, tempo de entrega, pedido mínimo, rupturas de abastecimento, prazos de entrega, períodos promocionais e freqüência de sazonalidades, políticas de estoque (evitando faltas ou excessos), planejamento da produção, políticas de fretes, políticas de gestão dos pedidos (ordens), análise dos modelos de canais de distribuição, entre outros.

      As relevantes transformações que se vivencia e o acirramento na concorrência entre as organizações trouxeram para pessoas e empresas, pressão e dúvidas quando o futuro. A cada dia, que se passa torna-se mais comum a disputa por conquista de novos clientes, por maximização de lucros, por novas tecnologias e por melhores parcerias. Para suportar essas dificuldades do dia a dia as empresas precisam promover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa, e isso cabe a logística que estão caracterizados transporte, movimentação de materiais, armazenagem, processamento de pedidos e gerenciamento de informações.

Assim, a pesquisa responde aos seguintes questionamentos: o que é logística, como funciona o processo logístico e qual a importância da logística para o sucesso e a competitividade da organização? A partir de então, buscou-se os seguintes objetivos:

      Compreender a importância do processo logístico, para o desenvolvimento e o sucesso das organizações. Definindo o que é logística e identificando a importância da logística no mercado varejista e identificar os benefícios fundamentais para as organizações que adotam a logística de forma adequada. A logística mostra entre as organizações a competitividade em busca de atender de forma eficiente e rápida seus clientes, sendo de forma eficaz.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA                                                                                                                      

2.1 Conceitos de Logística e Varejo

Nos últimos tempos, percebe-se que a logística se tornou uma ferramenta que proporcionou a empresa, quando bem utilizada,vantagens competitiva e conseqüentemente uma fatia maior no mercado, onde somente os inovadores e arrojados, conseguem alcançar os seus objetivos em sua totalidade. Além de estar ligada á agilidade com que ela irá manusear, armazenar, deslocar, adquirir, controlar seus produtos e reduzir seus custos.

Diz-se que a logística teve origem militar, designando estratégias de abastecimento aos exércitos. Muitos autores já tentaram conceituar o termo logístico, porem, pela concepção desse trabalho, buscou-se a definição do Council of Logístics Management, descrita por Filho (2001:3) Logística é a parte do processo da cadeia de suprimento que planeja programa e controla o eficiente e efetivo fluxo e estocagem de bens, serviços e informações relacionadas, do ponto de origem ao ponto de consumo, visando atender aos requisitos dos consumidores.

      Na definição de Ferreira (1986), a palavra Logística, vem do francês Logistique, significa a parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de atividades de projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material, tanto para fins operativos como administrativos.

      Bowersox (1996) enfatiza que a Logística diz respeito à obtenção de produtos e serviços no lugar e tempo desejados. Inclui também na sua concepção a idéia de integração das atividades da empresa. Ainda, Ballou (1993) concebe Logística focalizando-a como a atividade que diminui a distância entre a produção e a demanda, incluindo nesse conceito o fluxo de produtos e serviços e a transmissão de informação

       Como se percebe pela definição do termo, a função da logística é principalmente ser o elo em um processo que pode começar com um fornecedor e encerrar com um cliente em outra ponta da “cadeia”.

        Atualmente, o termo logístico tem sido muito utilizado, pois o processo de gestão da cadeia de suprimentos nas empresas pode significar a diferença entre a empresa lucrativa e a deficitária. È a partir daí que a logística deixa de ser de ser uma simples curiosidade e se transforma num novo campo de estudo. A logística revela-se então um fator decisivo para o desenvolvimento e crescimento das empresas.

2.2 Conceitos de Varejo

O Dicionário Aurélio (1986) classifica o varejo como a venda de mercadorias em pequenas porções ou quantidades. Em suma, um comércio feito diretamente ao comprador final, sem a necessidade de intermediários. A definição resume a origem clássica desse segmento, mas mais do que um simples braço do comércio, o varejo passa por momentos de transformação que já o colocam em um patamar além. Em um mercado cada vez mais globalizado em que um mero detalhe pode determinar o sucesso ou fracasso de um produto, esse segmento vem ganhando maior atenção da indústria, dos próprios centros comerciais, dos consumidores e, por tabela, dos centros formadores de profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)   pdf (217.6 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com