TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas de Posicçoes

Artigo: Medidas de Posicçoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Artigo  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

MEDIDAS DE POSIÇÃO

Medidas de posição e dispersão e sua variância a utilização é de extrema importância em uma empresa, as medidas de posição classificam em tendências de medida central, que nos orientam quanto a posição de da distribuição em relação ao eixo, nas medidas de posição temos a média a mediana a média ponderada e a moda.

Essas medidas nos ajudam a nos conhecer melhor as necessidades de uma empresa tanto no que se refere ao desempenho de mão-de-obra, quanto ao que se refere a matéria prima e nas maneiras de utilização evitando desperdícios.

Média, é a soma das posições dividida pelo número das mesmas.

Mediana e Média ponderada, em alguns casos no conjunto de dados algumas entradas que possuem maior efeito.

Moda, o valor que mais se repete em uma distribuição.

Medida de dispersão é utilizada para variação do grau de variabilidade, ou dispersão dos valores, uma maneira de medir a dispersão é através da amplitude total, que é o maior valor menos o menor valor.

Medidas de dispersão ou variabilidade

Um conjunto de valores que pode ser convenientemente sintetizado, por meio de procedimentos matemáticos, em poucos valores representativos como a média aritmética, mediana e moda, tais valores podem servir de comparação para dar a posição de qualquer elemento do conjunto, assim, não é o bastante dar uma das medidas de posição para caracterizar perfeitamente um conjunto de valores, pois, mesmo sabendo que a temperatura média de duas cidades é a mesma, ainda assim somos levados a pensar a respeito do clima dessas cidades. Em uma delas a temperatura pode variar entre limites de muito calor e de muito frio, a outra poderá ter uma variação pequena de temperatura e possuir no que se refere à temperatura, um clima mais favorável.

Portanto para qualificar os valores de uma variável ressaltando a maior ou menor dispersão ou variabilidade entre esses valores e a sua medida de posição, a estatística recorre às medidas de dispersão ou variabilidade.

Dessas medidas conseguimos estudar a amplitude total, a variância, o desvio padrão e o coeficiente de variação.

Amplitude total é a diferença entre o maior e o menor valor observado.

Quanto maior a amplitude total, maior a dispersão ou variabilidade dos valores da variável.

A amplitude total tem o inconveniente de só levar em conta os dois valores extremos da série, descuidando do conjunto de valores intermediários, o que quase sempre invalida a idoneidade do resultado. Ela é apenas uma indicação aproximada da dispersão ou variabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com