TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medley x EMS – Competitividade no Mercado Farmacêutico de Genéricos

Por:   •  3/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.936 Palavras (12 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 12

Medley x EMS – Competitividade no Mercado Farmacêutico de Genéricos

Daiane Galdino Giomo¹

Fernanda Falcete

Jamila Formentão

Karyna Bueno Pacheco

Lívia Calegare

Ângela Dauch²

Resumo

Este artigo aborda alguns aspectos da competitividade no mercado oligopolizado de medicamentos genéricos no Brasil.

A demanda em relação a novas opções de produtos com a mesma eficácia terapêutica a custo mais acessível do que as marcas de referência, deu origem ao crescimento mundial no mercado de genéricos.

No Brasil as empresas Medley e EMS disputam este mercado, constituindo um oligopólio no qual a busca pela preferência dos consumidores e a consolidação das marcas como as referências em genéricos é uma meta comum às duas organizações.

Nesse artigo, uma síntese das informações obtidas através de pesquisa bibliográfica serão descritas as estratégias adotadas pelas duas empresas para consolidarem-se no primeiro lugar do ranking do setor.

Por fim, apresentam-se as considerações finais, análise de estratégias e conflitos de interesse.

Palavras chave: Medicamento Genérico. Estratégias. Competição. Oligopólio.

SUMÁRIO

1 Introdução.................................................................................................................3

2 Medicamento Genérico.............................................................................................3

3 Oligopólio no setor farmacêutico..............................................................................5

4 A Medley...................................................................................................................6

5 A EMS.......................................................................................................................6

6 Ranking de Mercado.................................................................................................6

7 Estratégias e Posicionamento...................................................................................7

7.1 Estratégias de mercado utilizadas pela Medley.....................................................8

7.2 Estratégias de mercado utilizadas pela EMS.........................................................9

8 Conclusão..................................................................................................................9

Referências Bibliográficas..........................................................................................10

Bibliografia Consultada...............................................................................................10

1. Introdução

O medicamento genérico é hoje um dos maiores responsáveis pela economia no setor farmacêutico. Trata-se de um medicamento similar ao de referência (original), porém com custo mais acessível à sociedade em geral.

Por esta razão, o mercado farmacêutico de genéricos tem-se expandido cada vez mais, causando competição entre as indústrias do setor.
Este trabalho tem como objetivo central, analisar a competitividade entre duas multinacionais farmacêuticas líderes no mercado de genéricos no Brasil: Medley e EMS.

A metodologia utilizada para a coleta de informações sobre o tema e a subsequente elaboração deste artigo foi a pesquisa bibliográfica, em sites e trabalhos acadêmicos sobre o assunto.

O artigo foi dividido em seções, onde descrevemos as estratégias das indústrias em questão para competir pela liderança do mercado de genéricos.

Na primeira seção será apresentada a definição e as características básicas do medicamento genérico.

Na segunda seção, explicaremos o oligopólio e como ele se apresenta no setor farmacêutico.

Na terceira seção, apresentaremos a história da Medley e da EMS e suas atividades: como surgiram, a consolidação no mercado de genéricos, produtos, estratégias administrativas, competitivas, etc. Estas são empresas fabricantes de genéricos, e que contribuem para a saúde e bem estar da sociedade, com a fabricação de medicamentos e outros produtos, competindo no mercado através do preço que praticam, da qualidade do que produzem, da credibilidade e confiança que passam ao consumidor final.

Por fim, apresentaremos as estratégias que cada uma utiliza para competir no mercado, como marketing, desenvolvimento de novos produtos, vantagens competitivas e investimentos.

Durante o levantamento bibliográfico para o desenvolvimento do artigo, constatamos que há pouca disponibilidade de informações sobre as empresas em questão. Outro problema enfrentado na etapa de pesquisa foi a amplitude do tema, pois o mercado farmacêutico de genéricos, apesar de ser oligopolizado no Brasil, é muito complexo, e as indústrias citadas devem buscar novos diferenciais todos os dias para se sobressaírem.

2. Medicamento Genérico

Medicamento genérico trata-se de um medicamento com o mesmo principio ativo do medicamento de referência e com qualidade garantida e regulamentada.

No Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável pelo registro de medicamentos, pela autorização de funcionamento dos laboratórios farmacêuticos e demais empresas da cadeia farmacêutica, e pela regulação de ensaios clínicos e de preços, por meio da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

Divide com os estados e municípios a responsabilidade pela inspeção de fabricantes e pelo controle de qualidade dos medicamentos, realizando a vigilância pós-comercialização, as ações de farmacovigilância e a regulação da promoção de medicamentos.

Está encarregada, ainda, de analisar pedidos de patentes relacionados a produtos e processos farmacêuticos, em atribuição conjunta com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e com a finalidade de incorporar aspectos da saúde pública ao processo. Fonte: (Portal ANVISA)

A liberação dos medicamentos genéricos no Brasil, só se deu em 1999, após leis que garantiam o respeito às patentes, os critérios de vigilância, qualidade e eficiência. Após esse período o consumo desse medicamento só aumentou e atualmente o mercado conta com um total de 20.247 apresentações de medicamentos genéricos, distribuídas entre 62 indústrias produtoras, sendo a EMS e a Medley detentoras de maiores registros. A EMS com 367 apresentações e a Medley 205 apresentações. (Pesquisa feita em Janeiro, 2013 pela ANVISA – Acesso em 24 abril, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (259.3 Kb)   docx (76.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com