TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Brasileiro de Varejo

Artigo: Mercado Brasileiro de Varejo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Artigo  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 4

Mercado Brasileiro de Varejo

Diminuir fonteAumentar fonteImprimirEnviar para um amigoClique aqui para adicionar essa página aos favoritos

O Papel da Mulher

O Setor Varejista no Brasil

O Setor Varejista de Vestuário no Brasil

A Classe C

O Papel da Mulher

A mulher brasileira conquistou igualdade jurídica em relação ao homem com a Constituição Federal de 1988. Até então, as mulheres casadas eram subordinadas aos seus maridos e aos homens era atribuído o papel da liderança familiar. A partir da década de 70, estudos demonstraram um aumento significativo no número de lares brasileiros liderados por mulheres: de 13% em 1970 para 16% em 1980 e 20% no final da década de 80. Esta tendência tem alterado a dinâmica nas relações familiares, permitindo que as mulheres assumam uma maior parcela da autoridade na administração do lar, colocando-as em uma posição de maior igualdade em relação aos homens de suas famílias, além de conferir um importante papel na sociedade brasileira, principalmente nos casos de mulheres de famílias com baixa renda.

a participação da mulher na economia brasileira subiu de 18% em 1970 para 27% em 1980 e 30% em 1990, embora tais números subestimem as taxas reais de participação da mulher por não levar em consideração as atividades informais desempenhadas em empresas familiares de pequeno porte;

atualmente, mais de 70% das mulheres inseridas no mercado de trabalho estão empregadas no setor de serviços, em comparação com 42% entre os homens; e

as mulheres brasileiras são mais comumente empregadas em tarefas domésticas, e tendem a não ser satisfatoriamente representadas na força de trabalho formal relacionada à agricultura e às atividades industriais.

As últimas décadas também marcaram mudanças relevantes na estrutura das famílias brasileiras, que tradicionalmente se caracterizavam por serem predominantemente patriarcais, com o homem representando a autoridade máxima na direção familiar. A autoridade masculina tem sido tradicionalmente baseada na representatividade social, e não no controle da renda familiar - uma função que tem sido cada vez mais controlada pela mulher.

Ainda existe, no entanto, uma diferença salarial considerável entre homens e mulheres no Brasil. Apesar dessa diferença salarial, há indícios de que as decisões de consumo familiares em sua maioria sejam tomadas pelas mulheres, dado que elas são geralmente responsáveis pela administração do orçamento familiar e pela alocação dos recursos para os gastos da família.

A evolução do papel da mulher na sociedade, bem como sua maior participação no mercado de trabalho e na economia brasileira, tem representado um aumento do mercado potencial do setor de varejo de roupas femininas no qual a Marisa está inserida.

Topo

O Setor Varejista no Brasil

O setor de comércio varejista brasileiro tem obtido crescimento principalmente motivado pela combinação de diversos fatores entre os quais a forte recuperação da economia brasileira nos últimos anos, o aumento da oferta de crédito ao consumo, diminuição das taxas de juros, a expansão da massa de salários reais e o aumento do emprego formal.

O volume e as condições de crédito disponíveis na economia exercem grande influência no desempenho do setor varejista. Os grandes desafios para impulsionar o setor concentram-se atualmente na redução das taxas de juros bancárias e diminuição da inadimplência.

O poder de consumo da população é sensível à oscilação dos índices econômicos. A Marisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com