TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado livre

Por:   •  26/5/2016  •  Artigo  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução à economia – 61022

Nuno Miguel Alves Rebelo

Aluno – 1401874

Turma – 08

1. O problema económico relaciona uma situação contraditória, de um lado, a multiplicidade das necessidades de uma empresa, que são ilimitadas e do outro, a escassez dos recursos capazes de as satisfazer. É aqui que reside o problema fundamental da economia.

A racionalidade económica consiste na gestão eficaz dos recursos de modo a obter-se o máximo benefício. O custo de oportunidade é o custo da alternativa que tem de ser sacrificada para se obter um bem ou benefício.

Exemplo: Duas hipóteses de produção e a empresa escolher só uma devido ao facto de não existir recursos financeiros para efectuar as duas linhas de produção, o custo de oportunidade será linha de produção que será abdicada em prol da que vai ser implementada.

2. a) Com a escassez de recursos cada vez maior por parte das famílias, as escolhas das famílias são muito mais racionais. A empresa pode ir por dois caminhos para fazer face à concorrência, ou pela diferenciação do produto ou pelo preço. Quando conseguem diferenciar-se no mercado pode ter como estratégia de fixação de preço a desnatação de mercado. Para isto acontecer é necessário que o produto esteja em mercado livre, ou seja a fixação do preço é feita pelas empresas. Assim a empresa sente necessidade de baixar preços para aumentar o número de pessoas a procurar esse tipo de produto. Segundo curva da procura, sempre que o preço baixa a procura aumenta. A empresa como consequência terá que aumentar a sua produção porque com este preço vai existir carência de produto no mercado.

2.b) No mercado livre não há limitações em relação à fixação de preço. Apesar de não existir uma coordenação por parte de uma entidade o próprio mercado consegue chegar ao ponto equilíbrio entre a procura e a oferta.

A interacção entre os vários intervenientes no mercado resulta numa determinada ordem que resulta o ponto de equilíbrio, ou seja as quantidades oferecidas são iguais as quantidades procuradas e o preço é determinado pelo próprio mercado, a isto Adam Smith “pai da economia” chamava “mão invisível”.

Quando estamos perante um monopólio o funcionamento do mercado terá desequilíbrios. O ponto de equilíbrio já não será encontrado no mercado. A economia de mercado socialista como regula o mercado também afeta o mercado livre como também a economia de mercado centralizada ou mista pode provocar estes mesmo desequilíbrios de mercado.

.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com