TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRIEFING EMPRESA MERCADO LIVRE

Por:   •  17/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.891 Palavras (28 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 28

Centro Universitário

[pic 1]

Curso de Comunicação 7° Período – Noite

Briefing diagnóstico empresa Mercado Livre

Belo Horizonte 2017


[pic 2]

BRIEFING EMPRESA MERCADO LIVRE

A história do Mercado Livre começa na Universidade de Stanford, em 1999, quando o argentino Marcos Galperin, aluno do MBA da Universidade, decidiu criar um site de comércio eletrônico que permitia a qualquer pessoa anunciar e comprar produtos.

Muitos colegas e até consultores lhe diziam na época que ‘nenhum latino americano confiaria em alguém que não conhece para comprar algo que não viu ou tocou’. Mas, Galperin confiava em seu plano de negócio e seguiu em frente, assumindo os riscos. Montou o Mercado Livre em agosto de 1999 em Buenos Aires, Argentina, e, dois meses depois – após um aporte financeiro de US 7,6 milhões do banco J.P.Morgan e o fundo Hicks, Tate & Furts - convidou o amigo brasileiro e colega de Stanford Stelleo Tolda, para liderar o Mercado Livre no Brasil. Naquela época , Stello seguia uma carreira promissora no setor financeiro, em Nova York. Mas sua decisão de voltar ao Brasil foi mais do que acertada: deixou o banco Lehman Brothers para montar a filial que, em pouco tempo, se tornou a maior operação do Mercado Livre na América Latina. Hoje, Marcos Galperin é o CEO (Chief Executive Officer) da companhia e Stello Tolda é o COO (Chief Operating Officer)

Este foi o tempo em que o formato de leilão virtual foi o mais comum entre os usuários do Mercado Livre. Em 2001, a oferta de produtos a preço fixo já superava a de arremates, mostrando que comprado latino desejava adquirir produtos com facilidades e em pouco tempo. Não é à toa que hoje praticamente todas as transações (98%) realizadas no Mercado Livre são no modelo de preço fixo.


Em setembro de 2001, firmou-se uma alinça exclusiva de cinco anos com o eBay para toda América Latina. O eBay, a maior empresa de compras e vendas pela internet do mundo e pioneira neste negócio, se converteu em um dos principais acionista, iniciando um trabalho em conjunto com o Mercado Livre para oferecer um melhor serviço a comunidade de usuários da América Latina, mediante o acesso a certos conhecimentos técnicos e experiência, que aceleram alguns aspectos do desenvolvimento do Mercado Livre

Com 17 anos desde seu lançamento, o Mercado Livre conta com mais de 3 mil funcionários e está presente em 18 países na América Latina e em Portugal. A empresa está listada na Nasdaq (NASDAQ:MELI). A plataforma do Marketplace conta com mais de 144milhões de usuários . Além do Marketplacce, principal negócio da companhia, outras seis áreas de negócio complementam o ecossistema do Mercado Livre .

[pic 3]

As principais plataformas são: Mercado Livre.com e MercadoPago.com. O Mercado Pago possui doze anos de trajetória na América Latina e mais de 144 milhões de usuários. Como instituição de pagamentos online, oferece diverdad soluções para garantir a melhor experiência de compra para consumidor.

O Mercado Pago conta com a tecnologia mais avançada em segurança na internet e com uma equipe de especialista em finanças, tecnologia e segurança da informação, com ampla experiência no desenvolvimento de serviços financeiros online. Presente em seis países – Argentina, Brasil, Chile, Collômbia, México e Venezuela. Oferece uma gama de serviços que garante a melhor experiência para os usuários (vendedores e compradores) e fazem as vendas crescer. Esse conjunto de soluções é o Ecossistema: são tecnologias que se complementam, enriquecem o marketplace e também atendem lojas online fora dele. Para o Mercado Livre, o que importa é que o comércio eletrônico e o empreendedorismo se desenvolvam no Brasil e na América Latina.


[pic 4]

  • Missão:

“O Mercado Livre é uma empresa de tecnologia que tem como objetivo oferecer a melhor plataforma de comércio eletrônico e os serviços necessários para que pessoas e  empresas possam comprar, pagar, vender, enviar e anunciar na internet.”

PRODUTO / SERVIÇO COMERCIALIZADO

O Mercado livre é um site de compra e venda de mercadorias novas e usadas. Ou seja, um e- commerce/marketplace (empresas se cadastram para utilizar a plataforma e os serviços do site).

Para os compradores o Mercado Livre oferece uma plataforma com diferentes vendedores, pagamento seguro, garantia de recebimento do produto ou devolução do valor pago, canal de comunicação pra esclarecimento de dúvidas e segurança.

Já para os vendedores existem dois tipos de serviço: o gratuito e o marketplace.

O serviço gratuito permite que o vendedor cadastre uma unidade de cada produto para que o mesmo seja vendido em sua plataforma, com as condições de pagamento oferecidas pelo site. Enquanto o vendedor que optar pelo marketplace, além de todos os produtos oferecidos também tem direito a todo o marketing digital desenvolvido pelo mercado livre, ou seja, com o custo de 25% do valor da venda, a empresa pode cadastrar um estoque de produtos, ela tera vantagem no ranqueamento para aparecer na busca do comprador, terá remarketing de seus produtos e toda a força de marca e marketing que uma grande empresa pode oferecer. Além de toda a plataforma disponível.

Os valores e prazos são estabelecidos pelos próprios vendedores, com o auxilio do mercado pago, que oferece pagamento parcelado e possibilidade de pagamento através várias operadoras de cartão de crédito ou através de boleto bancário.

O serviço para o vendedor pode ter duas praticas de precificação, a gratuita ou a do marketplace onde é cobrado 25% sobre o valor do produto vendido através do site.

O site esta disponível na internet para desktop ou mobile e também através do aplicativo para smartphones. Dessa forma consumidores de todo o território nacional (e de mais 17 países na America Latina e Portugal) podem utilizar a plataforma todos os dias a qualquer hora do dia e da noite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (862.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com